segunda-feira, 14 de julho de 2014

Perfil - Eleanor Douglas

NomeEleanor Douglas   Idade: 16 anos   Ocupação: Estudante/Leitora furtiva de gibis
  Livro: Eleanor & Park - Rainbow Rowell
AAA, a Eleanor, aiiai, desde que li o livro me peguei encantada pela personagem, você quer saber por que? Bem vou te apresentara a essa moça!
Eleanor tem 16 anos mas está longe de ter uma vida normal para alguém da sua idade. A mãe de Eleanor tem um certo dedo-podre, então, depois de ter alguns filhos com o pai da mesma, se separou do marido que não era grandes coisas e casou-se com um homem ainda pior. Eleanor não aprova o padrasto que bate na mãe e a maltrata, e por conta disso é mandada embora de casa. Isso mesmo, depois de uma grande briga em casa ela acaba ficando um tempo com uma amiga da mãe, praticamente em outra cidade, estuda em outra escola... Até que em determinado momento sua casa a aceita de volta. Não é como se ela tivesse opção, tem de voltar para casa, deixar os amigos para trás e novamente começar tudo de novo. 
Eleanor é muito engraçada e constantemente brinca com sua situação. Ela não é a tipica garota perfeita dos livros Yong Adults, não é super magra, super linda, com os cabelos super lisos. Ela é uma garota grande de cabelos ruivos desgrenhados que prefere se manter calada e longe de confrontos. Mas dentro de sua cabeça sempre tem uma resposta inteligente formulada.
– Romeu e Julieta são apenas dois jovens ricos que sempre tiveram tudo o que quiseram. E, agora, eles acham que querem um ao outro.
– Estão apaixonados... – disse o professor, com a mão no coração.
– Eles mal se conhecem.
– Foi amor à primeira vista.
– Foi “Ai, meu Deus, ele é tão fofo” à primeira vista. Se Shakespeare quisesse fazer você acreditar que eles estavam apaixonados, não diria quase na primeira cena que o Romeu estava pensando muito na Rosaline. Isso é Shakespeare tirando sarro do amor – explicou a garota.
É quando Eleanor passa a se relacionar com Park que começamos a conhece-la mas a funda e ver que ela não tem nada de muito diferente das outras meninas da sua idade. A não ser claro o fato de gostar de gibis e bandas de rock que nunca ouviu. Eleanor não tem muita coisa, a familia não tem muito dinheiro então ela possui um estilo meio "exotico" veste roupas cheias de retalhos, costuras e se aproveita muito das sobreposições. Além do cabelo volumoso ela ainda vive acrescentando faixas, penas e penduricalhos. É impossível não imaginar a personagem naquele estilo meio grunge largado. E mesmo assim ela é toda fofa e meiga mesmo que Park negue isso em determinado trecho do livro.
Naquele dia, Eleanor estava usando a jaqueta de couro de tubarão e uma camisa velha de xadrez estilo caubói. Tinha mais a ver com o avô do que com a mãe dele.E não eram só as roupas. Era ela. Eleanor não era... meiga. Era boa. Era honrada. Era honesta. Sem dúvida, ajudaria uma velhinha a atravessar a rua. Mas ninguém, nem mesmo a velhinha, diria: “Já viram aquela menina, Eleanor Douglas? Que menina meiga!”
É impossível não se apaixonar por Eleanor, ela é uma garota que apesar de todas as dificuldades e de alguns momentos de rabugice é o retrato real de todas as adolescentes dessa faixa de idade, eu me vi muitas vezes em Eleanor, em seus receios, em suas vontades, em suas tristezas. Neste livro a Rainbow Rowell acertou em cheio ao retratar uma classe abastada da sociedade, retrata Eleanor como porta-voz dos suburbanos, da família mal formulada e dos problemas matrimoniais que muitas vezes afetam as crianças da família. 
A família de Park era como os Cleavers, da série Leave It to Beaver. E ele dissera que os avós moravam nacasa da frente, onde havia caixotes com flores, por Deus do céu. A família dele era praticamente os Waltons.Já a família de Eleanor se desajustara antes mesmo de chegar ao inferno. Ela jamais poderia ser aceita na sala de estar de Park. Nunca se sentira aceita em lugar algum, exceto quando se deitava em sua cama e fingia ser outra pessoa.
Eu realmente espero que vocês leiam esse livro e se apaixonem por Eleanor (e por Park também, desculpe moço por ter deixado-o de lado!) e possam retirar bons ensinamentos dessa trama. A Rainbow, na minha opinião, é uma das maiores autoras do momento no quesito relações humanas, ela consegue montar uma trama tão real, nós conseguimos nos ver nesses personagens cheios de esquisitices e manias, e isso é demais!
AAA não posso deixar de dizer que a imagem que ilustra essa postagem é um auto-desenho(?) da Suelen Lima do Rosto de Neve, uma das ilustradoras mais fofas que eu conheço e personificação da Eleanor! AHHA



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. HAHAHA adorei saber como é o meu alter-ego da rainbow rowell!
    Lindo o post Camila :3

    Rosto de Neve

    ResponderExcluir
  2. AAAAH! Amei essas ilustrações da Eleanor, eu ainda não li o livro, mas sei que é maravilhoso, com tantas resenhas positivas é meio impossível achar que o livro não é bom, olhando a sua então. Enfim, eu tenho esse livro aqui e quero ler ele logo, pois quero me apaixonar pela história de Eleanor <3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Oiee, tudo bem?

    Poxa, eu to doida pra poder ler esse livro. Leio resenhas maravilhosas sobre ele. E a ilustração tá linda demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ela é uma foooofa awwwn se você escrever no Google imagens Eleanor e Park vai aparecer moonte de desenhos do casal fofo <3 awn #ToApaixonada hahaha
    Venha conhecer o Doce Literário <3
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, que ilustra mais fofa! Tenho uma vontade enorme de ler esse livro desde que lançou. Até agora só vi a blogosfera falar superbem dele, e a história parece mesmo ser bem meiga, diferentinha do que a gente vê por aí. A capa já me conquistou logo de cara, tenho certeza que a trama me conquistaria em cheio.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela resenha garota! Deu pra sentir bem o ritmo e as personagens do livro ;)
    E, inclusive, já estou afeiçoada por Eleanor, uma garota pé-no-chão, real, forte.
    Me lembra um pouco a Merida (ainda mais pelos cabelos) rsrsrsrs...
    Gostaria MUITO de ler este livro, já vai pra minha (gigantesca e crescente) fila!
    Beijos!

    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa