quarta-feira, 1 de junho de 2016

Resenha - Outro Conto Sombrio Dos Grimm


Outro Conto Sombrio Dos Grimm
Outro Conto Sombrio Dos Grimm
Um Conto Sombrio dos Grimm #2
Adam Gidwitz
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 352
Editora: Galera Record
Classificação: 
Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

Em Um Conto Sombrio dos Grimm, Gidwitz reconta a história de João e Maria. Agora, em Outro Conto Sombrio dos Grimm, o autor mostra a verdadeira história de João e o Pé de Feijão. Os dois livros são independentes, com isso não precisamos do primeiro para ler o segundo. 


Sobre o Livro

Primeiro, vamos conhecer o sapo e a sua história. Ele mora em um poço cheio de salamandras e é apaixonado por uma princesa. Quando ambos se conhecem, a princesa o trata muito mal, e isso faz com que o sapo fique triste e não volte a procurá-la. 
Depois conhecemos a princesa Jill, que sofre com uma mãe alucinada por beleza. Um dia, um mercador de sedas aparece no reino, oferecendo a seda mais linda e delicada do mundo, mas só algumas pessoas conseguem ver o tecido. A rainha contrata o mercador para fazer um vestido com essa seda para Jill. Ao sair na rua com o vestido, Jill aos olhos do povo parece estar pelada, e ao som dos gritos dos camponeses, a menina sai correndo para se esconder. Quando chega perto do poço do sapo, a princesa desaba em prantos, o sapo a escuta e tenta tranquilizá-la. A menina desabafa sobre seus problemas, e os dois resolvem fugir para casa de João, primo de Jill. 
"Para encontrar o que buscas, olhe para si"
Então, conhecemos João, um menino pobre que precisa vender sua vaca magra para ganhar algumas moedas e ajudar o pai, mas que acaba trocando o animal por um feijão, que dizem ser mágico. 
Quando Jill e João encontram-se começam a lamentar sobre suas vidas, até que uma bruxa aparece e diz poder resolver todos os problemas das crianças. Para isso, eles terão que encontrar um velho espelho mágico que está sumido há anos. Assim, João e Jill partem para a maior aventura de suas vidas! 


Minha opinião

A capa do livro está muito bonita. Gostei muito da combinação do laranja com o preto. A ilustração que faz referência à história ficou ótima! Capa capítulo inicia com uma ilustração diferente. As folhas são amareladas, a letra e o espaçamento são ótimos. 
Nas últimas páginas do livro, há um capítulo extra, no qual o autor explica quais são os contos que usou para construir a história. Além disso, ficamos sabendo que nem todos os capítulos são releituras de contos de fadas - alguns são inéditos! 
Com uma narrativa fluida e em terceira pessoa, a leitura foi concluída muito rápida e sem dificuldades. A voz do narrador é ativa em todo o livro. Ele tece comentários, faz explicações e perguntas ao leitor e até brinca com determinadas situações da história. Isso tornou o livro, acima de tudo, muito divertido de se ler. 
O autor conseguiu, além de recontar alguns contos de fadas, fazer com que todos eles se ligassem, tornando tudo uma história só. Com um tom bem juvenil entre uma pata arrancada e uma cabeça decapitada o autor aborda o bulling, a dificuldade financeira, o relacionamento familiar e, acima de tudo, a importância do autoconhecimento. Tudo isso com uma pitada de humor. 


O livro traz uma mensagem bem bonita no final, perfeito para o público jovem. Mas os adultos também podem aprender com os temas que são ensinados no decorrer da narrativa, como o conhecimento interior, o pensamento positivo, a ajuda ao próximo e, principalmente, não esquecer quem somos e o que realmente buscamos. 
Jill e João são crianças inseguras, mas muito queridas e amáveis. Eles enfrentam os problemas com seriedade. Todos os seres e elementos mágicos encontrados na busca pelo espelho transformam a história em uma grande aventura, que todo amante de contos de fadas precisa conhecer. Recomendo!

Resenha por Letícia Delicor do blog Lê lendo lido

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa