quinta-feira, 10 de abril de 2014

Resenha: Recomeço



Recomeço
Autor: Cat Patrick
Tradução: Rachel Agavino
Numero de Páginas: 304
Editora:  Intrínseca
Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.
A primeira coisa que fez meus olhos brilharem quando vi esse livro na livraria foi o nome da autora, já havia lido o primeiro livro lançado da Cat Patrick no Brasil, Deslembrança, e ficado apaixonada pelo estilo fofo e delicado da autora de escrever ficção. Ela consegue envolver o leitor de uma forma com que coisas totalmente desmioladas possam parecer incrivelmente possíveis.
Bom este livro me surpreendeu positivamente, não ficou nenhum pouco atras do anterior, apenas uma coisa me incomodou na narrativa, o mesmo que me chateou em Deslembrança. Ok, vou parar de mimimi e focar na resenha em si.

Daisy sofreu um acidente de ônibus quando era muito pequena, e sem entender muita coisa da vida, se viu inserida em um programa do governo chamado Recomeço. O programa é meio que uma "fase de testes" de uma nova droga que consegue reanimar pessoas que faleceram.
As crianças envolvidas passaram por uma especie de "proteção a testemunhas", tiveram todos os aspectos de suas vidas passadas apagados e foram realocados junto a família para outras cidades.
Só que com Daisy foi um pouco diferente, ela era órfã e vivia em um orfanato religioso. Como solução, logo após ser reanimada é realocada para uma família fictícia onde é "adotada" por dois agentes.
A autora consegue criar um ambiente tão verossimel que a história passa a coexistir junto da realidade na nossa cabeça. (Essa frase fez sentido? Jesus me salva, estou enchendo muita linguiça em textos acadêmicos.) 
A personagem principal é uma menina normal, ela é como qualquer garota, gosta de decoração, de internet e até tem um blog junto com uma amiga transexual que também participa do programa, a unica diferença é que ela morreu algumas vezes. No livro dá a entender que essa era uma característica dos jovens participantes do Recomeço, principalmente de Daisy, a inconsequência, a falta de medo da morte, já que sempre que ocorre algum perigo, eles são reanimados. 
A história deixa de ser só introdução quando logo após a ultima morte de Daisy a sua "família" muda novamente de cidade e ela decide ser mais sociável.
Ela cria um grande vinculo de amizade com uma outra menina e se apaixona por um garoto que obviamente como em todo YA que se preze é super fofo e misterioso. A história é leve mas trata de assuntos super pesados com uma naturalidade incrível. 

Em determinado momento Daisy começa a desconfiar do programa e começa a se pergunta se tudo que aconteceu até ali não estava sendo distorcido em sua mente. 
O livro traz reflexões bem fundadas acerca de sexualidade, amizade, amor e até onde estão os limites de ética da ciência moderna. 
O que eu disse anteriormente que me incomodou um pouco, assim como no livro anterior da autora, foi o final corrido, a solução do problema geral vem de maneira muito rápida e não dá tempo para o leitor de ficar sofrendo com "o que será que vai acontecer agora? OMG!" sabe? rs Mas fora isso o livro é só qualidades. 
E além de tudo o final traz uma mensagem super bonita que me tirou lagrimas dos olhos, mas que não posso contar por motivo de spoiler. rs
Esse livro é maravilhoso e acredito que a Cat tem tudo para continuar na crista da onda e conquistar ainda mais espaço com a sua maravilhosa literatura Sci-fi/YA!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Esse livro tem uma capa PERFEITA, estava com vontade de comprar só por isso <3.
    A verdade é que a capa me conquistou tanto que nem li a sinopse, agora sabendo que é YA e ainda Sci-fi estou arrancando os cabelos pra ler!!!

    Memórias de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo! Foi a primeira coisa que eu vi e fiquei OMG, dai vi a autora e não resisti! rs

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que a historia é tão interessante, fiquei curiosa para ler esse livro e o outro da autora, e como vc disse q os dois livros são bons, acho q vale a pena lê-los. Adorei a resenha e o blog
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é magnifica! Assim que tiver a chance leia mesmo!

      Excluir
  3. Linda capa. Já passei por ele na livraria tipo inumeras vezes, já o peguei na mão e nunca me chamou atenção, esse sua resenha é a primeira que e agora eu sei do que se trata e tenho que ler, deixa eu voltar lá e traze-lo pra casa haha
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de anotar esse livro na minha lista, parece ser muito bom mesmo, adorei a resenha e fiquei com curiosidade para ler e a capa tá linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa