sábado, 4 de junho de 2016

Resenha - Namorado de Aluguel

Namorado de aluguel
Namorado de aluguel
Kasie West
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 250
Editora: Galera Record
Classificação: 
Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. 
O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. 
E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento. 
Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma.

Eu tenho que começar essa resenha ressaltando que Namorado de Aluguel foi um história que eu realmente apreciei, e que três estrelas é uma baita nota para esse livro. Decidi ser mais criteriosa quanto a minha classificação de estrelas para leituras, então nesse caso essas três são bastante generosas. Então vamos a resenha?

Gia é a garota perfeita, ela é popular, líder do comitê escolar, todos a adoram, ela é muito bonita e simpática. Só que ela possui um grande problema, a insegurança. Então quando uma nova garota entra no grupo e parece tentar a todo pano descredita-la com as amigas ela faz de tudo para provar o quanto é boa. Jules insiste em dizer que Gia está mentindo quando fala de seu namorado Bradley, o universitário que conheceu visitando seu irmão durante as férias. O baile é a oportunidade perfeita para provar a suas amigas (e principalmente a Jules) que não está mentindo, mas os problemas de Gia aumentam quando ela leva um pé na bunda na entrada da festa. Desesperada ela corre atrás do único garoto que está presente no estacionamento e pede para que ele finja ser Bradley e a ajude a enganar suas amigas. Muita coisa pode dar errado né gente? Parece muito obvio, só que tudo ocorre perfeitamente bem, exceto por uma coisa, Gia se encanta pelo "falso Bradley" e acaba querendo conhecer mais do garoto.
"— Bom, se você é uma bagunça, eu sou um desastre natural.
— O desastre natural mais fofo que eu já vi."
O "Falso Bradley" (falaremos dele dessa maneira aqui por que até metade do livro seu nome é um mistério) é um cara super fofo e legal, com uma irma de atitude hostil que não se parece nada com a galera de Gia. Esse garoto também possui alguns problemas com um relacionamento passado o que faz com que sua irmã vá cobrar o "favor" que seu irmão fez a ela, e pede que Gia vá com ele a festa de aniversário de sua ex namorada que é uma pessoa terrível. E então meus amigos a partir disso a história se desenrola...


Ao longo do livro percebemos algumas criticas e mensagens legai para os adolescentes e para a "nossa" geração. O irmão de Gia acaba produzindo um documentário onde a apresenta como a estrela principal, uma pessoa carente de atenção e maluca pela internet e atenção, e isso a acaba magoando, mas ao mesmo tempo ela percebe que tem um pouco disso. Gia é uma pessoa muito passiva, ela não explode, ela não briga, ela aceita tudo e é por isso que todos gostam dela, mas também é por isso que ela se sente tão frustrada. Sua necessidade de agradar a todos acaba não agradando a si mesma.
“Senti o impulso de responder automaticamente, dizer não. Mas ele estava certo. Eu sempre exibia uma aparência feliz. O dia de hoje devia ser de superação. Extravasar meus sentimentos. Não era algo fácil para mim, mas Hayden me fazia querer tentar.”
O livro também aborda o bullying e a importancia de não nos afastarmos de pessoa com estilos diferentes dos nossos já que elas podem ser muito interessantes e ótimas amigas em potencial. Gia descobre na irmã do Falso Bradley uma ótima amiga que está ali quando suas "melhores amigas" não podem ou não querem estar ao seu lado.

Foto de Segredos entre Amigas
Eu realmente apreciei a leitura de Namorado de Aluguel. Esse é um daqueles livro que você lê em um dia, e acaba bem tranquilo e alegrinho. Obviamente ele tem seus problemas, as atitudes passivas de Gia incomodam um pouco, mas isso faz parte de sua personalidade e vamos entendendo sua motivação. As personalidades dos personagens condizem com suas idades e a autora não nos apresenta uma solução clichê para o problema da história, é bastante realista no assunto "adolescência". Uma das poucas criticas que tenho a fazer é quanto ao ritmo da história que acaba sendo um pouco devagar e pode cansar um pouquinho.
Super indico Namorado de Aluguel para você que quer uma história rápida e gostosinha de ler, sem muita pretenção mas que pesa na fofura!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Preciso dizer que fiquei muito curiosa en ler o livro por causa da sua resenha! Comprei e li ele todo em um dia, fiquei apaixonada! Realmente é uma leitura rápida e bem gostosa, e apesar de a personagem principal ser um tanto passiva, pude compreender o motivo de ela ser assim, e também me identifiquei um pouco com ela por isso.
    Pra mim, foi uma leitura que valeu muito a pena e super recomendo pra todo mundo!

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa