sábado, 18 de junho de 2016

Resenha - Tudo e todas as coisas

Tudo e Todas as Coisas
Tudo e todas as coisas
Nicola Yoon
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Classificação: 
Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

Eu não tinha anunciado aqui ainda, mas no mês passado o blog foi selecionado como parceiro da editora Novo Conceito, como inicio de parceria recebemos o livro Tudo e Todas as Coisas! Confesso que muito antes de entrar na parceria já estava curiosa quanto o lançamento desse livro, ele é tudo aquilo que procuro quando estou afim de uma leitura descontraída, por isso já aguardava esse lançamento. Não me decepcionei com essa leitura, e agora vou contar para vocês como foi.


A história tem como protagonista Madeline Whittier, que é uma menina linda, que adora ler, que possui uma mãe que a ama muito, ela só tem um "pequeno problema". Maddy é alérgica a tudo. A menina possui um estado clinico grave chamado IDCG, Imunodeficiência Combina Grave, o que faz com que tudo num ambiente não controlado seja um possível agente causador de um ataque alergia que pode leva-la a morte. Desde a morte de seu pai e e seu irmão em um trágico acidente de carro tem sido apenas Madeline, sua mãe e sua enfermeira. Por conta da doença Madeline não pode sair de casa, tudo lá é controlado para que ela não seja atacada por agentes alérgicos. Ela a mãe e a enfermeira possuem um rotina bastante regrada, onde Maddy basicamente estuda, lê, assiste televisão e joga sempre os mesmo jogos com sua mãe. A menina já se acostumara com a sua rotina, mas quando uma nova família se muda para a casa da frente e ela vislumbra seu novo vizinho as coisas parecem virar de cabeça para baixo. Maddy passa a perceber o quanto sente falta de uma vida como a de todas as pessoas e começa a se questionar por que não pode te-la.


Olly o vizinho, logo nota Maddy e eles passam a conversar primeiro através de suas janela e depois através de e-mails. Olly e Madeline constroem para trama aquele tipo de relacionamento bonito, platônico e muito fofo que faz com que a gente suspire lendo o livro. Nós ficamos torcendo para esses personagens, para uma solução, para que o amor vença!
Acredito que acima do romance o foco principal desse livro são os relacionamentos familiares. Nós temos três núcleos principais: 
  • O relacionamento super protetor de Madeline com sua mãe que busca sempre ser muito cuidadosa com a filha a ponto de sufoca-la. 
  • Temos também o relacionamento de Madeline com sua enfermeira que nos dá um vislumbre do relacionamento da enfermeira com sua filha. Podemos ver um belo exemplo de como funciona a vida de uma pessoa que trabalha cuidando dos filhos de outras pessoas e acaba não tendo tempo para criar os seus próprios. Achei muito interessante a autora ter puxado esse assunto pois ajudou a enriquecer a narrativa e levantar bons questionamentos. 
  • E por ultimo podemos citar toda a família de Olly, que com um pai alcoólatra tenta manter as aparências de feliz. Uma mãe triste e com medo, uma irmã que fuma escondido e Olly que possui uma aparência em alguns momentos agressiva demonstram como os problemas com o álcool e a depressão podem destruir uma família.
Eu gostei muito de como a Nicola distribuiu os acontecimentos em sua narrativa, ela tem um jeito muito especial de montar a história, criando um suspense e um clima super gostoso que faz com que o leitor se pegue teorizando sobre o fim da história e também sobre outras coisas da vida. Uma coisa que eu preciso ressaltar por ter gostado muito foi que Madeline é negra, e eu achei isso tão importante por que todos os livros de YA possuem protagonistas brancas, esse ano esse é o primeiro livro com uma protagonista negra que leio. Nicola é uma mulher negra e eu achei ótimo que ela tenha incluído esse traço a personagem pois ela mesmo deve compreender a importância da representatividade para as adolescentes.


A edição está incrível. com folha pólen, amarelada, daquelas gostosinhas de pegar na ponta dos dedos. Toda a parte gráfica do livro também é sensacional, ao longo do livro temos muitos infográficos e printscreens da tela do computador com o que Maddy está fazendo no momento, assim como vários desenhos gráficos que tornam a leitura mais descontraída evitando longos pontos descritivos de narração.
Eu realmente amei a leitura de Tudo e Todas as Coisas, e só tenho um ponto negativo a levantar: O final. Pois bem, a autora construiu uma história muito legal, uma narrativa super linear, mas na minha opinião errou a mão no final. Não vou contar para vocês o que acontece, obviamente, mas posso dizer que eu já esperava, e que na minha opinião foi uma saída mais fácil, uma solução meio obvia que não fugiu muito daquilo que a gente já conhece. Clichês são legais, mas eu esperava mais. Mesmo assim dei 4 estrelas ao livro, acredito que ele traz temas muito relevantes embalados por um clima de romance super fofo. Super indico esse livro como uma leiturinha leve e gostosa, é possível lê-lo todo de uma vez só! Então, se tu tiver a oportunidade de ler Tudo e Todas as Coisas, não vá perde-la viu? 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa