sexta-feira, 29 de julho de 2016

Resenha - O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
David Levithan e Rachel Cohn
Livro cedido pela editora
Número de páginas:256
Editora: Galera Record
Classificação: 
Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.

Que a dupla David Levithan e Rachel Cohn dá certo a gente já sabe desde a "Nick e Norah uma noite de amor e música" e "Naomy & Ely e a lista do não beijo" mas eles atacam novamente com uma bolha de fofura natalina nosso coração com "O Caderninho de Desafios de Dash e Lily". Venho aqui hoje contar para vocês um pouco mais desse livro fofo e como foi essa leitura deliciosa. 


Nesse livro temos personagens opostos se encontrando para viver uma história de amor ambientada em uma Nova York em época de natal, me diz se tem como dar errado? Não tem né gente!
Dash é um rapaz de 16 anos que odeia o natal, as pessoas se amontoando e toda a hipocrisia da época. Ele, que tem os pais separados, decide que nesse ano não vai comemorar o natal, e com algumas mentirinhas consegue conversar o pai de que vai passar o natal com a mãe e a mãe de que vai passar com o pai, e acaba conseguindo ficar sozinho em casa nessa época que tanto odeia.
Já Lily ama o natal, adora as festividades e tudo que tem a ver com a época natalina. Tudo que ela mais ama é viver intensamente essa época com a familia. O problema é que nesse natal seus pais decidem viajar para comemorar o aniversario de casamento, seu avô vai para a Florida encontrar com a namorada e o irmão está envolvido com seu novo namorado e não tem tempo nenhum para Lily. 
“[...] - Quero dizer que o amor que senti por ele foi enorme e real, e, apesar de doloroso, me mudou eternamente como pessoa [...] As pessoas importantes em nossas vidas deixam marcas. Elas podem ficar ou não no plano físico, mas existem para sempre no coração, porque ajudaram a formá-lo. Não dá para esquecer isso.”
É a partir da solidão de Lily que surge a ideia do caderninho. O irmão da garota decide que ela precisa de um amor e para encontra-lo, juntos mas meio a contra-gosto da garota, eles criam uma maneira de encontrar um boy magia para menina. Eles criam um caderno com tarefas que só a pessoa ideal para Lily conseguiria completar. A ideia inicial seria a pessoa entrar em contato com a garota através de um e-mail só que Dash é essa pessoa e ele decide entrar na brincadeira criando novos desafios para Lily. Com isso eles passam a trocar ideias e se conhecem através daquilo que vão escrevendo no caderninho de desafios. 


Ao longo do livro somos transportados para diferentes pontos turísticos de Nova York e podemos conhecer tudo aquilo que a cidade tem a oferecer na época do natal. Rachel e David possuem um verdadeiro talento para criar personagens com personalidades fortes e interessantes. Mais uma vez encontramos pessoas malucas e personagens principais com sentimentos complexos e interessantes. Lily é sensível e muito inocente para sua idade, ao passo que Dash é todo hipster livre porém totalmente pessimista. Mesmo com essas diferenças os dois possuem muitas coisas em comum e ao longo da história começamos a torcer para que fiquem juntos. A familia de Lily é super explorada e conhecemos seu irmão e o namorado que são super fofos, seu avô que é um apaixonado inveterado e sua tia Ida que é um ótimo cupido. Dos amigos de Dash aquele que acho mais legal destacar é Boomer, um cara super doido com um senso de humor bem ridículo mas com quem a gente simpatiza já de cara.


Vocês já sabem que amo YA's e que vou protege-los, não tem como não curtir uma leitura leve e gostosinha assim. A história é amarradinha e o romance vem na dose certa. Adolescentes desajustados sempre me atraem por que eu fui uma aborrecentezinha assim. <3 Quero amar muito esses livros que conseguem mostrar relacionamentos familiares de maneira clara sem fazer uma grande coisa em volta disso. O livro tem sua seriedade mas ao mesmo tempo a leveza para tratar desses assuntos. Família é importante, amizade e amor também, e nem sempre precisa existir UM GRANDE PROBLEMA para a história se tornar interessante. Rachel e David conseguem fazer isso sempre, um livro sessão da tarde, que a gente lê rapidinho e fica suspirando. Então se você quer relaxar e ficar felizinho, é essa a leitura que indico! Vamos amar esse livrinho juntos!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa