terça-feira, 26 de julho de 2016

Resenha - Cidade dos Etéreos


Cidade dos Etéreos
Cidade dos Etéreos 
Ransom Riggs
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 384
Editora: Intrínseca
Classificação: 
Sinopse: Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

Cidade dos Etéreos é o segundo livro da trilogia O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. O terceiro volume da série Biblioteca de Almas, chega às livrarias dia 19 de agosto e, assim como Cidade dos etéreos, terá capa dura, sobrecapa e páginas coloridas. Além disso, em setembro, a Intrínseca publica também Contos peculiares, coleção inédita de contos de fadas relacionados à série.



Sobre o livro

A história começa exatamente na parte em que o livro anterior termina. Jacob e os peculiares estão em barcos, buscando um lugar seguro. Depois de uma forte chuva, vão parar em uma floresta e lá encontrarão uma nova fenda. Ao atravessarem, eles conhecerão mais alguns peculiares, como Addison, o cão peculiar. Ele conta que a Srta. Peregrine está aprisionada em sua forma de pássaro e somente outra Ymbryne poderá reverter essa situação. Além disso, ele aconselha as crianças a seguirem para Londres, que é para onde sua Ymbryne, a Srta. Wren foi para ajudar as outras responsáveis pelas fendas que foram capturadas pelos acólitos.
Então, eles partem para Londres para tentar localizar outra fenda temporal e achar a Srta. Wren para que a Srta. Peregrine volte ao normal e os ajude nessa luta contra os etéreos e os acólitos. Mas será que irão conseguir?


Minha opinião

A intrínseca caprichou na edição. Capa dura, folhas amareladas, alguns detalhes lindos em marrom e jacket, mantendo o padrão da versão original lançada nos EUA. Por baixo da jacket, tem a capa dura em cor azul com os detalhes da capa e da lombada bem delicados. 
O que dizer das fotografias?! Todas dão aquele toque mais real para a narrativa. 


Cidade dos Etéreos é narrado em primeira pessoa pelo nosso protagonista Jacob. Contudo conseguimos acompanhar bem os momentos de foco de cada personagem. A escrita do autor é bem descritiva, mas ao mesmo tempo leve. Misturando diferentes elementos, como a fantasia, o sobrenatural, a aventura e a fantasia, Ranson Riggs apresenta-nos uma obra fantástica. 
Para mim, o contexto e o cenário da Segunda Guerra Mundial deram um tom mais dramático e sombrio a narrativa. As fendas temporais foram mais exploradas pelo autor, expandindo e passando a sensação de evolução do universo da trama. 
Jacob está mais maduro, faz o papel de líder do grupo, tomando decisões importantes para o destino do mesmo. Sua habilidade de peculiar também está mais aprimorada. A relação de Emma e Jacob ainda é um tanto peculiar para mim! 
Gostei muito da evolução dos outros personagens. Nesse livro, todos ganham um certo destaque. Descobrimos, ainda, um pouco mais da habilidade dos peculiares, além de conhecer a história do passado de cada um. No geral, não tenho preferidos, porém tenho, desde o primeiro livro, uma resistência à Enoch.



Cidade dos Etéreos é um livro maravilhoso! Acredito eu mais maduro do que o primeiro. Cheio de aventuras e reviravoltas. O autor mostra o poder de acreditar em algo e lutar até o fim, superando os limites com coragem. Além, é claro, de abordar temas, como a lealdade, a amizade e o poder de nossas escolhas
Estou ansiosa pela continuação. Super recomendo!

Resenha por Letícia Delicor do blog Lê lendo lido

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa