quinta-feira, 21 de julho de 2016

Resenha - Os Bons Segredos

Os Bons Segredos
Os Bons Segredos
Sarah Dessen
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 408
Editora: Seguinte
Classificação: 
Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 

Fui convidada pela Joice do Estante Diagonal a participar de uma ação da Editora Seguinte e recebi o livro "Os bons segredos" para resenhar aqui no blog. Fiquei muito empolgada com o convite por que já estava morrendo de vontade de ler essa história por que sério, olhem que capa maravilhosa! Já adianto que quem vê capa vê coração sim, pois o livro super condiz com a beleza da capa, mesmo possuindo algumas pequenas falhas que vou apontar aqui na resenha, então vamos lá?


Nossa personagem principal é Sidney uma garota bem comum, de uma classe social alta que tinha tudo para ter uma vida tranquila e sem preocupações. Os problemas de Sidney vem na forma de seu irmão Peyton, que era seu herói. Charmoso Peyton brilha e chama a atenção de todos, Sidney sempre percebeu isso, aquilo que ela chama de a áurea "Peyton", o problema não é esse, ela admira o irmão, o problema é que Peyton é um garoto problema, ele passou muito tempo se envolvendo com coisas erradas, cometendo pequenas infrações, indo e voltando do reformatório, deixando os pais e a irmã preocupados, até o momento que suas pequenas infrações se transformam num acidente sério com uma vitima deixada em estado de paraplegia. David Ibarra é um astro dos esportes, até Peyton roubar sua capacidade de andar, com isso o irmão de Sidney vai parar na prisão e isso tem um forte impacto na vida da garota que decide mudar de escola para escapar dos olhares julgadores dos antigos colegas.
“Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também.”
Na nova escola Sidney passa a se envolver com pessoas diferentes daquelas com quem se envolvia na antiga escola. Com essas novas amizades ela consegue rever muita coisa da sua vida e reconstruir a própria personalidade que de alguma maneira sempre esteve as sombras do irmão.
As pessoas que Sidney conhece na nova escola tem personalidades radiantes que dão todo o tom do livro. Layla, a nova amiga de Sidney possui uma personalidade forte e cativante que faz com que o leitor se apegue a ela já na primeira cena em que ela surge. Mac, o irmão bonito da menina apesar de quieto também acaba tendo seu lugar de importancia na história. A familia inteira dos irmãos é encantadora e mesmo com diversos problemas, como a mãe doente, é super unida. Também existe Eric e a banda onde Mac é baterista que dá todo um toque comico para a história.
Os pais de Sidney também possuem destaque na trama, principalmente a mãe que é totalmente unilateral na sua predileção de atenção. Peyton tem destaque na vida dos pais, ela é sempre a segunda e isso acaba fazendo com que a relação dela com a família seja desgastante. Para piorar existe Ames, um amigo do irmão por quem a mãe de Sidney tem enorme apreço mas que causa arrepios na menina
.

O livro traz diversos temas e os costura ao longo da trama. Temos o envolvimento do irmão com a criminalidade, as relações familiares em volta do tema, a autora até tenta dar um ganchinho com abuso sexual mas incomoda por ser feito de uma forma muito básica, ela poderia ter explorado mais desse assunto temos também um romancezinho por que ninguém é de ferro.
O mais complicado de resenhar esse livro é exatamente isso, Sarah Dessen decidiu pegar vários "assuntos problema" como responsabilidade parental, abuso sexual, uso de alcool por adolescentes, doenças e dramas familiares, prisão e misturar tudo isso num livro com 408 páginas. A história é sim bem costurada mas algumas coisas tem menor destaque e poderiam ser melhor exploradas. Parecia que a autora queria abraçar todos os problemas adolescentes e dar uma especie de lição de moral mas fez isso de maneira bem rasa.


Ao mesmo tempo em que aponto esses pequenos problemas eu super indico a leitura pois os jovens precisam ler sobre esses assuntos. Sarah poderia ter se aprofundado nas problematizações, mas levantar a bola entre os jovens, de alguma forma, já é valido. A leitura é fluida e gostosa, mesmo com tantos temas pesados abordados o livro é leve e tem passagens engraçadas. Os personagens possuem personalidades divertidas que fazem com que torçamos para eles ao longo da história. Não fiquei com preguiça da leitura e isso é maravilhoso já que estou saindo de uma ressaca literária. Pretendo ler mais livros da autora e espero que ela consiga ser mais profunda em suas novas histórias.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa