domingo, 11 de maio de 2014

Review - A Escolha (Contém SPOILER)


Então gente querida e bonita, eu li A Escolha loucamente(como todo mundo, imagino) e passei o tempo inteiro rindo ou fazendo G.G então decidi que não conseguiria fazer um post sem SPOILER sobre esse livro. 
Já vou avisar se você não leu o livro ou não quer saber como o livro acaba, NÃO continue a ler esse post, repito NÃO CONTINUE A LER!




Então você foi corajoso? MUAHAHAHAHA Ok parei! rs

Bem, comecemos pelo começo então né?
Eu estava maluca desde o ultimo livro e super esperava o lançamento desse. Sabia que era esse mês mas estava meio desligada do dia, fui na Livraria Cultura aqui de POA e me disseram que só chegava dia 22, quase chorei na frente da moça e sai de lá com a cara no chão(Drama) maaaaaas daí um dia depois toda internet estava anunciando o lançamento e eu fiquei OMG, PRECISO LER AGOOOORA! Então eu pequei, não esperei o físico, tive que ler no computador, mas vou comprar assim que chegar na cultura. Manés
Quando comecei o livro fiquei um pouco perdidinha, fazia já tempo que tinha lido o segundo.(No dia que lançou também LOL) Então, demorou um pouquinho para me situar. Acho que nesse livro o que mais me irritou foi a omissão da ação, parece que sempre que a coisa começava a pegar fogo a Kiera Cass trancava a America num canto para ela não poder nos contar o que estava acontecendo, quero sangue.
Em A escolha nós descobrimos o que todos já esperavam desde o começo da série. America gosta mesmo é do Maxon, Aspen foi apenas um amor de infância que tinha mais valor por ser proibido, sabe como é né? 
Achei interessante esse "amadurecimento" da America, ela não ficou mais em cima do muro, mas daí se transformou em uma louca ciumenta, em algum momentos, confesso, fiquei irritada com o mimimi. Ela tinha o Maxon na mão, daí começou a se afastar, daí quando ele começou a notar as outras meninas ela pensou "OPA, VOLTA AQUI". Entenderam meu ponto de raciocínio?
Nesse livro os rebeldes estão bem mais presentes e até aparecem dois personagens que tem nome e fala! WEE Durante toda A Seleção eu esperei que Kiera fosse se aventurar mais nesse lado "politico" da história, nesse livro ela entrou um pouquinho no universo mas decidiu focar mesmo no romance... bléé
Do jeito que eu estou falando parece que não gostei né? Mas pera gente, eu gostei sim, eu gosto de romance, eu gosto da America e eu amoo o Maxon, AHAHAH, mas senti falta de algumas coisas.
Uma das coisas mais legais foi o jogo das selecionadas ter sido aberto, todas admitiram por que estavam ali. Apenas a America e Kriss realmente nutriam sentimentos pelo príncipe. Celeste queria continuar com a fama pois tinha medo pela carreira de modelo ter o tempo como inimigo, Elise tratava aquilo como compromisso com a sua nação, a Nova Ássia, Kriss diz que apenas ama Maxon, mas no fim do livro descobrimos que ela era uma das aliadas dos rebeldes do Norte, mas mesmo assim continua dizendo que se apaixonou.(AAAHAAAM SEEI!) 
Outra coisa que me deixou bastante intrigada foi o jeito como a Celeste mudou, a autora nos fez gostar dela, ver que nem tudo era ruim e que lá no fundo ela era boa gente. Mas como autor é bicho ruim obvio que ela ia se apropriar da manobra J.K. e matar a recém queridinha. (Digo isso por que foi exatamente o que a J.K. fez, nos fez odiar o Snape em toooda a série, para no final mostrar que ele era bonzinho, e matar ele só para nos fazer sofrer!) 
Enfim, muitas coisas acontecem no livro, ele não é parado, é uma narrativa super rápida que não deixa o leitor ficar sem um risinho ou uma surpresa em cada pagina. 
Os rebeldes do Norte dão as caras e conseguem mostrar para Maxon que o ideal deles é diferente do dos rebeldes do Sul, eles só querem igualdade entre castas. Maxon, America e Aspen acabam em apuros para manter contato com os rebeldes, a America leva até um tiro! Mas a emoção para ai, eles voltam ao castelo e tudo fica bem. mimimi Admito que foi nessa parte que pensei que o livro teria mais ação, acabou que nem teve. Kiera introduziu uma personagem, Paige, que ajuda America logo depois de ter sido baleada, mas depois não se fala mais na moça(Estou super esperando um spin-off com a história dela, anotem aí!)
Depois disso acontece mais mimimi entre as moças que ficam se espizinhando. Como sempre, a America desobedece o rei publicamente e quase é mandada para casa agaaaain, então algo triste acontece. O pai de America morre, ele era um personagem tão carismático, mesmo sem ser muito presente, fiquei realmente triste. Ela volta pra casa e lá descobre que seu pai também era um dos rebeldes. Eu sempre desconfiei Mas obviamente ele era um dos rebeldes bonzinhos... O irmão babaca da America joga na cara dela que sabe sobre ela e Aspen, então ela conta para todo mundo em casa, inclusive para a Lucy, uma das sua criadas, e promete contar para Maxon.
Quando ela volta pro castelo está rolando uma festa, Maxon anunciou que faria a escolha, Celeste e Elise são eliminadas, e só sobram America e Kriss, é nesse momento que America nota que Kriss é uma das rebeldes pois possui o simbolo deles em seu colar. Quando esta voltando para o quarto America encontra Maxon e ele diz para ela que ela é a escolhida, daí é só abraço, beijo e eu te amo! HAHA Mas como as coisas não podem se resolver tão simplesmente, Maxon passa a noite com America, mas eles ficam só de conchinha mesmo, por que Maxon não acha certo fazer nada antes do casamento.(<3) Durante a manhã Aspen os vê e logo que o Maxon sai do quarto America acha que tem que se explicar, daí, vai lá abraça o Aspen e PIMBA! Adivinha o que acontece? O Maxon vê! MUAHAHA Eles contam tudo para ele, e ele com raiva, com toda razão né gente, dá uma humilhadinha na America e diz que vai escolher a Kriss. 
No outro dia está rolando o evento da escolha, America está chorosa, Maxon está malvado, mas obvio que isso não ia durar. Durante o evento rebeldes do Sul se revelam e começam a atirar, o primeiro tiro é na Celeste( )': ). Então um dos rebeldes tem a America na mira e quando atiram o Maxon se joga na frente e é baleado no lugar dela, ele diz que a ama que ia cometer um erro,(Eu admito que chorei, me convenceu rs) e pede pro Aspen leva-la para um lugar seguro. Ela acaba perdendo toda a ação, aaagain, presa em um compartimento secreto do castelo onde gasta todas as balas tentando atirar na tranca da porta e errando sempre,(AHAHAHA) depois quando volta só ficamos sabendo das baixas, Aspen acaba aleijado(Manobra Collins) e fica com Lucy(super fofaaa), Anne também morreu, mas parece que nem é dada a importância devida a isso... O rei e a rainha também faleceram, e eu realmente fiquei triste pela rainha, já o rei, HUMPF, já vai tarde!
America pensa que Maxon está morto, daí descobre que não, vai no quarto dele, e enfim a cena mais esperada de toda a série acontece! Ele a pede em casamento! <33333
O fim do livro nos traz o casamento e tudo de lindo, agora Maxon é o rei, a Meri é a rainha e eles iniciam o projeto do fim das castas.
O livro no geral me agradou, eu gostei, se tivesse terminado diferente teria ficado desapontada, mas parece que faltou algo, acho que eu esperava mais ação, não sei, mas num todo gostei, mesmo!
Desculpem não sei fazer resumo, e esse foi um roteiro que fiz visando quem leu o livro também, então não expliquei de verdade nada, só contei as tretas MUAHAHA, mas recomendo que você leia, se não leu a série, comece agora, não perde tempo não! Se você leu, vem chorar comigo!
Então o que acharam? Quero a opinião de vocês sobre o livro? Sentiram falta de algo? Não gostaram? Gostaram? ME CONTEEEEEM NOS COMENTÁRIOS!!

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Ainda não li essa série, mas fiquei curiosa hehe!
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maan.. Eu amo a A Seleção,a America,o Maxon,a Merlee,a Celeste e outro...esse é o melhor livro que li na minha vidaaa <3 ..não vejo a hora de ler Felizes Para Sempre e A coroa que é o último livro da Kiera..anciosa para começar os preparativos do filme..

      Excluir
  2. Eu li os dois primeiros e fiquei muito curiosa pelo fim da série. Quando eu vi que tu tinha contado aqui vim correndo, rsrs! Preciso comprar esse último :C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, lendo Spoiler? Que coisa! HAHAAH
      Leia logo, não vai se arrepender!

      Excluir
    2. Fikeii supppeeerrr curiosa pra ler o 3° livro e quando li seu spoiler fikei querendo ler e reler. Seu spoiler já causou caras e bocas .... O livro então
      ...

      Excluir
  3. Eu também, como você, estava LOOOUCAA esperando lançar o terceiro. Mais uma vez, compartilhando da seus pensamentos, gostei do livro, mas achei que ficou faltando alguma coisa. Não sei se foi exatamente a ação, ou o que foi, mas... enfim... Só pra comentar alguns pontos que achei que deixou um pouco a desejar: O envolvimento de Aspen com Lucy ficou meio que solto. Claramente, eu percebi que ele ia falar sobre esse relacionamento toda vez que ia dizer "Meri, eu te amo. Sempre vou te amar. E eu..." e era interrompido. Também, desde "A Seleção", Lucy mostrava seu interesse por ele. Mas já que não foi escrito no conto "O Guarda" como de fato eles se aproximaram, ficou parecendo meio que aqueles casaizinhos que os autores unem no final do livro para que o que "levou o pé na bunda" não pareça tão miserável. Outro ponto negativo pra mim foi que achei que a autora deu pouca importância às mortes. Enquanto eu estava chorando (literalmente TT_TT) pelo Sr. Singer, pela Rainha Amberly, e triste pela Celeste e pela Anne, parecia simplesmente que eles tinham ido viajar por um ano ou algo assim. Senti falta da demonstração de tristeza dos personagens. Especialmente em relação à morte do pai da América. O último ponto negativo: achei que o casamento merecia um destaque muito maior. Afinal, era a coisa mais esperada do livro! Queria saber da expressão de Maxon ao vê-la vestida de noiva, seus votos, talvez até uma espiada em sua lua de mel... Fiquei triste por ter terminado daquele jeito... Achei simples demais pra conter toda a grandiosidade que eu esperava do final do livro. ;__;
    Agora os pontos positivoss!! Nesse livro, as declarações de Maxon fizeram meu coração pular, ou melhor, dar saltos acrobáticos olímpicos, como se ele estivesse dizendo aquilo pra mim. Lindas! PERFEITAS! *O* Morri com aquelas cartas que ele escreveu, morrendo só por passar TRÊS dias longe dela. MORRII com algumas falas, como quando ele diz "Pode partir meu coração. Mil vezes, se desejar. Sempre foi seu para machucar como quiser" ou "Amarei você até meu último suspiro. Cada batida do meu coração é sua.". E várias outras coisas mais... Eu me derreti. De verdade. Bom, acho que todo mundo já sabia que ela ia terminar com o Maxon. E era o final esperado. Fiquei feliz por isso. E muito feliz por aquele rei idiota ter morrido também. Mas eu esperava algo a mais, uma explicação melhor das questões políticas, da relação entre ele a Amberly (já que esta ainda dizia que ele era um bom homem)... Saber como Maxon e Aspen se resolveram...
    Hmm...O que mais? AH! Eu morreria de alegria se Kiera fizesse um POV do Maxon na hora de sua quase-morte, e do casamento. Sério.
    Acho que é só (SÓ?!) isso. Acabei escrevendo demais, desculpa *coça a parte de trás da cabeça* De qualquer formaa, adorei seu review!! Estava precisando ouvir (ou ler?) a opinião de mais alguém sobre esse livro e desabafar minhas próprias frustrações e contentamentos :') Então, muito obrigada mesmo! *abraça*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei super mimi essa parte da Luci, parecia que do nada ele esqueceu a America e partiu para outra né? HAHA SIIIIM, eu super triste e todo mundo vivendo feliz para sempre sem nem ligar que os amigos morreram!
      Maxon me irritou um pouco as vezes, mas não tem como não amar, ele todo romântico e lindo, aiaiaia.
      AHAHAHHA eu fiz por que também precisava, vemk, abraça! AHAHHA

      Excluir
  4. Oi, Camila!

    Nossa, me abraça! Adorei A Escolha, mas fiquei super decepcionado com o tatibitate da Kiera para escrever as cenas. O livro teve alguns picos muito tensos, mas se manteve morno na maioria das páginas. O enredo político foi jogado no lixo, coisa que eu desaprovei totalmente. Onde já se viu, criar uma distopia dessas e deixar de lado?
    Eu poderia fazer uma carta com tudo que gostei e não gostei em A Escolha, mas no fim, o livro me agradou bastante. É um romance incrível inserido numa distopia pobre. Argh.

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que as opiniões sobre esse livro foram unanimes então né? AAHHA
    America e Maxon esperando quem diria "Eu te amo" primeiro parecia aquelas coisas de:
    - Desliga você!
    - A não desliga você primeiro...
    ZzZzzZzZ rs

    ResponderExcluir
  6. Só li o spoiler para saber se a Meri ficava com o Maxon! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a resenha, porem odiei o spoiler de HP, tô no quarto livro, sabia que haveria uma morte mas não que seria o Snape, entrei aqui pra ver spoiler de a escolha, não de HP.
    UMA DICA: QUANDO VOCÊ FOR DAR SPOILER DE UMA COISA, SÓ DÁ DAQUELA COISA, NÃO DE OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE, BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mil desculpas, HP é meio que um livro que o mundo inteiro já leu, nem passa pela minha cabeça que alguém não saiba QUE O SNAPE MORRE! Por que já tem filme e pois é. Você está atrasado.

      Excluir
  8. AH VEYYYYYY, EU SOU MYO TEIMOSA AFFFFFF
    EU NEM TERMINEI DE LER AINDA MUAHAHAHAHA
    MAS OQ EU FAÇO:???? LEIO OS SPOILERS!!!!!!!!! AVAAAAAAAAAAAA Q ODIO DA KRISS AQUELA VACA RUDICULAH AFFFFFFFFF

    ta parei...

    Amei o blog :3

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa