domingo, 27 de julho de 2014

Adaptação: Livro x Série


Quadro novo no blog AEAEAEA! 
Agora vamos falar sobre livros adaptados, por que convenhamos, as adaptações são motivo de amor e ódio nesse mundo de leitores em que vivemos! 
Então a primeira vitima desse novo quadro vai ser o livro Deixados para trás do Tom Perrota que foi a pouco adaptado para o mundo das séries com o titulo The Leftovers e passa na HBO!

Segue a sinopse do livro e  da série:

O que aconteceria se, de repente, sem nenhuma explicação, pessoas simplesmente desaparecessem, sumissem no ar? É o que os perplexos moradores de Mapleton, que perderam muitos vizinhos, amigos e companheiros no evento conhecido como Partida Repentina, precisam descobrir. Desde o ocorrido nada mais está do mesmo jeito — nem casamentos, nem amizades, nem mesmo o relacionamento entre pais e filhos. O prefeito da cidade, Kevin Garvey, quer acelerar o processo de cura, trazer um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. Ainda que sua família tenha sido desfeita com o desastre: sua esposa o deixou para se juntar a um culto cujos membros fazem voto de silêncio; seu filho, Tom, abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne; e sua filha adolescente, Jill, não é mais a dócil estudante nota dez que costumava ser. Em meio a tudo isso, Kevin ainda se vê envolvido com Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a sua família no 14 de Outubro e continua chocada com a tragédia, apesar de se esforçar para seguir adiante e recomeçar a vida. Com emoção, inteligência e uma rara habilidade para enfatizar os problemas inerentes à vida comum, Tom Perrotta escreve um romance impressionante e provocativo sobre amor, conexão e perda. 
Quando 2% da população desaparecem abruptamente e sem nenhuma explicação, o mundo todo luta para entender e aceitar o que aconteceu. Terá sido o arrebatamento bíblico, levando os verdadeiros cristãos para junto de Deus no fim dos tempos? Ou um evento sobrenatural simplesmente inexplicável? Três anos depois desse evento traumático, acompanhamos a vida de quem foi deixado para trás, ou seja os “leftovers”. Baseado no livro best-seller de Tom Perrotta, The Leftovers segue Kevin Garvey (Justin Theroux), um homem com dois filhos e chefe de polícia de uma pequena cidade nos arredores de Nova York. Ele tenta manter uma aparência de normalidade em sua vida, apesar desse termo não se aplicar a mais nada. A série tem como principal produtor o cocriador de Lost, Damon Lindelof, enquanto o autor da história original, Perrotta, e os produtores de Friday Night Lights, Peter Berg e Sarah Aubrey, também trabalham como produtores-executivos da atração.
Eu terminei o livro essa semana e confesso que foi uma sensação agridoce. A narrativa em geral é muito boa, nós temos uma boa visão de como a vida das personagens é afetada pela partida repentina, o autor descreve com maestria a maneira como essas pessoas reagem a toda essa situação inesperada. Mas não me agradou no final, esperava um grande desfecho, que nunca acontece, sabe quando parece que o livro ainda não terminou e ficamos naquela aflição? Pois beem!
Até agora assisti apenas o primeiro episódio da série, mas já nesse primeiro percebi que provavelmente ela terá um rumo um tanto diferente do livro!(E realmente espero que ela explique o que, em nome de tudo que é divino, foi a partida repentina! HAHAH) Alguns personagens tem mais importância na serie que no livro, alguns mudaram de profissão  e outros são nadaver com a descrição dada no livro! (NOOORMAL!)
VEMK e dá uma olhada no trailer da série:


Houveram algumas coisas que foram implementadas na série que não existem no livro mas que ajudam a criar um ambiente mais misterioso e dá a série aquele quê de suspense que não é bem o ponto principal no livro, que se foca mais no drama que cerca esses personagens.
Então, indico, se você gosta de suspense,se você quer desvendar mistérios e roer unhas (e babar com atores gatissimos como os gêmeos Carver), assista a série. Mas se você quer conhecer um pouco da psique humana quando próximas a um grande atentado aposte no livro! E só você quer tudo isso junto, faça como eu e se jogue em ambas!


Já vou avisando, para assistir a série é preciso ter folêgo, cada episódio tem em media 50 minutos, mas vale a pena! Um dos produtores executivos da série é também o escritor do livro, Perrota certamente está ligado nas coisas que servem para um livro e que não servem para uma serie. Então tudo fica em perfeito tom, a narrativa, que no livro é um pouco arrastada, na série é frenética e prende aquele que assiste. 
Sei que do jeito que estou falando parece que não gostei do livro, mas não gente, sério, achei muito bom, só pecou daquele jeito que falei anteriormente, e a série parece que vai vir para de alguma forma cobrir esse rombo que ficou, então estou mega super animada!!
Então, se vocês quiserem saber mais sobre a série vocês podem acessar o site que HBO criou só para ela!
E se querem adquirir o livro podem procurar em tudo quanto é livraria que provavelmente você vai encontrar.(Inclusive comprei o meu por 10 reaizinhos em uma promoção da Saraiva!) Não perde tempo e vá conhecer os mistérios de Tom Perrota!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adaptação de livro para séries algumas vezes é bem desmotivador, mas muitas séries veio me surpreendendo, acho legal isso, mas nada do que ficarmos no nosso mundo imaginário.

    ResponderExcluir
  2. eu prefiro mil vezes o livro,ele é muito melhor!
    beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa