quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Resenha - A Espada do Verão

A Espada do Verão
A Espada do Verão
Série Magnus Chase e os Deuses de Asgard - Livro 1
Rick Riordan
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 448
Editora: Intrínseca
Classificação: 
Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.
As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Oi galera animada! Eu li A Espada do Verão muito rápido, em dois dias eu já havia terminado a história, porém me demorei para vir fazer essa resenha por não saber muito bem o que achei o livro. Agora com minhas opiniões mais firmes e com um pouco mais de propriedade venho falar para vocês a respeito da nova saga do tio Rick.


Nessa nova saga embarcamos com Magnus Chase em uma mitologia que o autor ainda não havia abordado em outros livros. Conhecemos o personagem principal, acompanhamos sua vida complicada como morador de rua após perder a mãe em um "acidente" misterioso e seguimos a leitura até sua morte. OPAAAA! Mas o livro não acaba aí! Acontece que esse livro vai tratar da Mitologia Nórdica e essa mitologia acredita que os heróis mortos em batalha são encaminhados para Valhala, um local onde os mais bravos esperam pelo Ragnarok, o que seria mais ou menos "O Juízo Final". Nada disso que eu estou falando é um spoiler viu gente? A história de verdade começa aqui mesmo, com Magnus chegando a Valhala e descobrindo que tem muito mais treta em sua vida do que só ser um filho de um deus Nórdico.
“Meu nome é Magnus Chase. Tenho dezesseis anos. Esta é a história de como minha vida seguiu ladeira abaixo depois que eu morri.”
Nosso personagem principal passa por maus bocados acompanhados de um Anão, um Elfo e uma Valquíria filha de Loki destituída de seu cargo. Devido a uma profecia misteriosa(De novo) Magnus não se contenta com as coisas que são impostas a ele e decide fazer o total contrário das ordens superiores que recebeu, e isso obviamente coloca ele e os amigos em uma baita enrascada, uma aventura que só um verdadeiro nórdico poderia enfrentar.


O que achei de mais sensacional nesse livro foi a mitologia utilizada como pano de fundo. A Mitologia Nórdica é muuuuito diferente das mitologias Grega e Romana e isso fica muito aparente nesse livro, as histórias nórdicas são cheias de animais e criaturas gigantes que fazem coisas muito malucas. Foi interessante conhecer mais a respeito dos deuses nórdicos e da mitologia. Obviamente Rick adaptou tudo para fazer com que o conhecimento viesse de maneira leve e divertida. Valhala virou um hotel, a Arvore da Vida se encontra na Califórnia e o Deus Thor se transformou num cara musculoso que assiste séries em seu super Martelo Mjölnir sintonizador de Netflix. Esse é o livro mais engraçado que li do autor, o alivio cômico está ali a todo momento.
"- Espere ai. O que Sam quer dizer de novo? Você já perdeu esse martelo antes?
- Só uma vez - disse Thor. - Mentira, duas. Três se você contar essa, mas não devia, porque não estou admitindo que o martelo sumiu.
- Certo... - concordei. - E como você o perdeu?
- Não sei! - Thor começou a andar de um lado para outro de novo, com o cabelo ruivo e comprido soltando fagulhas e estalando. - Foi só... Puf! Eu tentei refazer meus passos. Tentei o aplicativo Encontre Meu Martelo, mas não funcionou!"
Outra coisa que me encantou nessa história foi a representatividade que Rick deu a perfis que não são muito explorados nos livros infanto-juvenis. Rick introduz na história um elfo surdo que foi rejeitado pela família e usa isso como incentivo para seguir seus sonhos e virar um grande mago, e é incrível ver o crescimento desse personagem. Temos também uma personagem árabe, que mesmo sabendo a respeito da realidade nórdica ainda segue a religião Islâmica assim como sua família, ela veste o hijab e tem orgulho disso, Samira é sem sombras de dúvidas a minha personagem preferida da história.
"- Aos seis anos, comecei a desenhar aviões. Eu queria ser piloto. Quantas pilotos mulheres árabe-americanas você conhece?
- Você seria a primeira.
- Gosto dessa ideia."
O que realmente me incomodou nesse livro foi a demasiada semelhança com o primeiro livro da Saga Percy Jackson, todo o plot é muito parecido. Um menino que perde a mãe e se descobre filho de um Deus nórdico, guardiões atrapalhados, uma parceira feminina com um temperamento forte, a gente já viu tudo isso antes sabe? Parece que o autor tem um rascunho dos livros onde ele só altera os nomes dos personagens principais, suas aparências físicas, e adéqua a mitologia da vez e VOILÁ! temos um novo best-seller! Foi só por isso que A Espada do Verão não tirou 5 estrelas de mim, por culpa dessa semelhança. Vocês devem ter percebi que o nome Chase já é conhecido não é mesmo? Magnus é primo da Anabeth, namoradinha de Percy Jackson, no primeiro livro isso é bem nebuloso e acho que poderia ter sido melhor trabalhado, mas espero que nos próximos o autor desenvolva mais esse parentesco exótico.


Vocês devem ter percebido que rolou uma relação de amor e ódio com esse livro. Amor por essa capa linda com um personagem parecido com o deus Kurt Cobain, amor pelas frase engraçadas e os inicios de capitulo espirituosos, mas uma leve pulguinha atrás da orelha por culpa dessa receitinha de bolo do tio Rick. Espero que os próximos livro sejam mais originais e que ele ouça e leia todas essas resenhas que milhares de pessoas que concordam comigo escreveram, nós gostamos do Magnus, nós adoramos a Mitologia Nórdica, mas nós queremos algo novo! Por favor, entertain us(HUEHUE). O amor venceu, mas tio Rick melhore, homem!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu achei a capa desse livro maravilhosa, e por o personagem ser a cara do Kurt, também ajudou. E eu adoro mitologia nórdica, mas acho que ainda vai demorar um pouquinho pra eu pegar ele pra ler.
    Vou fazer projeto de leitura de Percy esse ano e acho que vai ser Rick Riordan suficiente pra 2016 hahaha

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camis. Tudo bem?
    Sou apaixonado pelo tio Rick e tava meio receoso quanto a essa nova série, mas depois que li, me apaixonei pelo Magnus e por essa mitologia que não conhecia muito bem. Já estou doido pelos próximos volumes e pela nova série dele, com o Apolo.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa