terça-feira, 12 de novembro de 2013

Perfil - Leonard Peacock


NomeLeonard Peacock   Idade: 18 anos   Ocupação: Estudante/Assassino-Suicida em potencial  
  Livro: Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick
Leonard é um rapaz sensível e inteligente, e desde o começo do livro ele nos anuncia que vai cometer um assassinato e na sequencia acabar com a própria vida. Falando assim qualquer pessoa diria que ele é um monstro, mas ao decorrer do livro vamos conhecendo esse garoto e descobrindo os motivos que o levaram a virar a pessoa que é. 
Leo mora sozinho em South Jersey, a mãe ex-modelo e estilista, vive em Manhattan por causa dos negócios  e do namorado, isso faz com que Leonard seja ainda mais introvertido. Seu pai é uma ex estrela do rock que se afundou nas drogas e fugiu para Venezuela para os agentes federais não o prenderam por sonegação de imposto. Ele é um garoto solitário, um de seus poucos amigos é o vizinho Walt com quem ele passa muito tempo assistindo a filmes antigos do Bogart. Leonard é bastante consciente da realidade a sua volta, e também um julgador nato, ele corrige mentalmente de maneira constante a atitude de seus colegas de aula, e as pessoas de sua escola. 
Leonard tem um costume excêntrico, como toda sua existência, ele veste um terno antigo e leva uma maleta, vai ao metrô e finge ser adulto. É interessante a maneira como ele fala dos adultos, bastante desanimador na verdade, mas nos leva a pensar. Será que o que estamos fazendo é certo? A vida não pode mesmo ser mais feliz? Trabalhar é realmente a coisa mais importante?
"Mas esses adultos de terno só ficam ali sentados, ou de pé, de vez em quando lendo o jornal com uma expressão infeliz, clicando com raiva na tela de seus smartphones, tomando café de queimar a língua em copos descartáveis, e quase nem piscam. Observá-los me deixa tão triste que me faz querer nunca me tornar um adulto. Faz com que eu acredite que usar a P-38 é o melhor a ser feito. Que estou fugindo de um destino terrível e que sou como os judeus que mataram seus filhos e filhas antes que os soldados nazistas pudessem levá-los para serem usados em experiências nos campos de tortura"

Leonard tem um professor que é muito importante, questionador, é uma grande influencia em sua vida. Herr Silverman faz perguntas que inspiram os alunos a pensar, e como Leonard mesmo coloca, ele realmente se importa com os seus alunos, o que faz com que Leo veja nele um amigo.

"Herr Silverman é o único professor que se preocupa conosco e se dá o trabalho de demonstrar isso para nós; e esses meus colegas estúpidos usam isso contra ele."

Leonard não é um monstro, Leonard é um rapaz atormentado pelo passado, cheio de segredos. Segredos esses que ele tenta revelar mas não consegue atenção daqueles que deviam se importar. Leonard é um adolescente negligenciado, ele é a personificação literária da adolescência  atual, com país que trabalham demais e escutam de menos, com colegas que se importam mais com a aparência do que com o bem estar alheio. Leo é uma criança com medo e insegura, a quem a vida não deu grandes oportunidades. Leo pode ser qualquer garoto que você conhece, é apenas mais um esperando que uma pessoa, qualquer pessoa, seja gentil e tente lhe ajudar.



Essa é a mensagem que o livro de Matthew Quick nos passa, de que as pessoas as vezes estão quebradas, mas que com uma mão amiga elas podem se erguer e ser consertadas.
Mas e Leonard, pode ser consertado? Acho que para descobrir isso é preciso que você leia a história.

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Consertar = arrumar algo
    Concerto = espetáculo musical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Noni, só não precisava ser em anônimo, já que criticas construtivas são sempre bem vindas, e não sou nenhuma professora de português para escrever sempre tudo super certo! :)

      Excluir
  2. Depois da resenha que vi no blog de uma amiga, fiquei super curiosa para ler esse livro do Matthew Quick,está na minha lista de leituras próximas!
    Obrigada pela visita no meu blog, já estava seguindo o seu!
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  3. Oie, vim visitar e seguindo =)
    primeira vez que leio a respeito, e gostei muito da forma que escreveu me deixou curiosa, estou querendo ler, para ver essa reviravolta na vida de Leondar.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Muito legal essa ideia de um perfil para o personagem, achei bem interessante.
    Ganhei esse livro ontem e comecei a ler hoje. Estou bem no comecinho, mas já dá pra ver que é um livro ótimo e que Leonard, embora tenha seus problemas, é um bom rapaz. Só espero que ele desista dessa ideia de suicídio, não quero chorar... Amo O Lado Bom da Vida, do mesmo autor de Perdão, Leonard, então acredito que irei gostar dele também.
    Estou seguindo o blog, está lindo!
    Um beijo,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Day! A vi pelo seu blog que já começou a ler! Espero que você goste! É muito emocionante e surpreendente!
      Ainda não li O Lado Bom da Vida, mas sinto que logo, logo, vou me render a ele!

      Excluir
  5. Parabéns, amei o perfil que você fez sobre o Leo <3 e super indico para todos que realmente leiam o livro porque a história é simplesmente incrível

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus eu PRECISO LER esse livro! Entrei no post só por causa desse cabeludo-gato-maravilhoso na foto (eu simplesmente AMO cabeludos) mas agora me apaixonei pela história!! Vou pedir de natal hehehe
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muuuuito bom! Leia, Leia e leia.
      Cabeludos rules! rs

      Excluir
  7. Sou gaúcha também *0*

    Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila

    Comprei este livro a pouco tempo e estou louco para lê-lo, parece ter uma mensagem bem interessante. Gostei da resenha.
    Abraços

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, eu aqui a louca que sempre se apaixona por psicopatas já querendo ler o Leonard. Gostei muito do perfil que vc fez. E das mudanças no blog também. Eu acho que sim, ele tem conserto, mas depois que eu ler o livro, te falo melhor. rsrs. Beijos!!! Seguindo e curtindo!!!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa