segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Resenha - O Beijo das Sombras (Vampire Academy #1)



O Beijo das Sombras - Livro 1
Autor: Richelle Mead
Tradução: Inês CardosoSérie: Vampire Academy(Academia de Vampiros)
320
Nova Fronteira


Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Tive um pouco de receio em começar a série Vampire Academy, pois geralmente não me dou muito bem com esse mundo vampiresco. Mas O Beijo das Sombras conseguiu me surpreender, a realidade dos vampiros que nos é apresentada nos livros é algo bastante tangível, eles não são apenas aquelas criaturas que só saem a noite e chupam sangue da'hlera por ai. Não, eles possuem classes, e uma realeza. No universo de Vampire Academy, existem dois tipos de vampiros:
Os Moroi que são vampiros mortais (No no drama com aquele papinho de vida eterna e degradação da alma). Eles bebem sangue mas não ,matam sua "vitimas", na verdade sua mordida estimula a vitima fazendo com que a mesma fique entorpecida, tal qual o efeito de uma droga. Em Vampire Academy existem "alimentadores", pessoas que se dispõem a levar algumas mordidas e "doar" seu sangue em troca do barato causado pelos Moroi.
Também existem os Strigoi, vampiros imortais que se originam dos Moroi, mas que possuem como pratica matar para se alimentar. Morois são nascidos vampiros, Strigoi podem ser transformados:

Moroi eram vivos; Strigoi eram mortos-vivos. Moroi eram mortais; Strigoi eram imortais. Moroi nasciam; Strigoi eram feitos .
E haviam duas maneiras de se fazer um Strigoi. Strigoi podiam eficazmente transformar humanos, dhampirs, ou Moroi com uma única mordida. Moroi tentados pela promessa de imortalidade poderiam se transformar em Strigoi por escolha própria se eles intencionalmente matassem sobre pessoa enquanto se alimentava. Fazer isso era considerado errado e doentio, o maior de todos os pecados, tanto para o modo de vida Moroi quanto para a natureza como um todo. Moroi que escolhiam esse caminho sombrio perdiam sua habilidade de se conectar com a magia elementar e com outras forças do universo. Isso era o porquê deles não poderem ficar mais sob o sol. 

Passagem do livro 
Temos mais uma classe dentro do universo de Vampire Academy os Dhampir, filhos da cruza entre humanos e vampiros.

Dhampirs e Moroi tinham um acordo estranho. Dhampirs originalmente tinham nascido das relações entre Moroi e humanos. Infelizmente, Dhampirs não podiam reproduzir entre si – ou com humanos. É uma dessas coisas estranhas sobre genética. Mulas eram do mesmo jeito, me contaram, apesar de ser uma comparação que não gostei muito de escutar. Dhampirs e Moroi puros podiam ter filhos juntos, e por meio de outra esquisitice da genética, seus filhos nasciam como Dhampirs padrão, com metade dos genes humanos, metade dos genes vampiros. 
Passagem do livro
Como os Moroi eram os unicos com quem os Dhampirs poderiam se reproduzir, criou-se uma relação de proteção por parte dos Dhampirs, que herdaram bons genes para a luta e que se viram obrigados a proteger a vida dos Moroi que se encontra em risco a todo tempo por causa dos Strigoi.

Isso foi o que mais me agradou na série, é algo inovador e realmente interessante!
Mas obviamente a história vai além disso, temos Rose, uma Dhampir totalmente esquentadinha que é uma enorme adepta do sarcasmo e de Dirty talk e sua amiga Lissa, uma Moroi, princesa Dragomir, e ultima de sua linhagem. No livro vamos descobrindo mais sobre  a amizade das duas garotas e a estranha ligação que elas possuem. O clima de Vampire Academy é bastante jovial e cheio de personagens masculinos super sedutores. (Sim eu já estou apaixonada por um personagem me julguem)
É interessante para quem, como eu, não é muito ligado nessa coisa com vampiros, pois tem bastante verosimilhança na história, e tudo parece fazer sentindo com o desenrolar da trama. Os personagens são envolventes e interessantes assim como a história. O livro te puxa para ele até te deixar sem folego, até que a ultima página seja virada e um sorriso satisfeito tome conta do seu rosto, bem pelo menos foi assim comigo!

E mais um motivo para ler é que Vampire Academy vai ser lançado nos cinemas, sua estréia está prevista para 14 de fevereiro nos Estados Unidos, dá uma conferida no trailer do filme:

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Não faz muito meu estilo de livro, mas amei o trailer e os quotes!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, também não faz muito meu estilo, mas quando eu comecei a ler fiquei tão presa nele que nem lembrei que era uma história sobrenatural, é muito bom!

      Excluir
  2. Quero muito os outros livros. Li logo no lançamento e deixei o livro de lado, pois não sabia que tinha continuação. Engano que me dói até hoje! hahahaha.
    Mas foi bem assim que me senti, fiquei bastante desconfiada com a história, mas me surpreendeu também!

    Agora que venha o filme, e que eu consiga ler tudo antes de Julho! hahaha.
    Beeeijos :)

    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou no terceiro, literalmente DEVORANDO esses livros!
      Boa sorte a nós duas! AHAH

      Excluir
  3. Já li até o quarto livro da série e sou completamente apaixonada por ela. Richelle foi a única autora que me fez ficar ligada em vampiros, nenhuma antes havia conseguido. Achava sempre falho ou encontrava pontas soltas, mas com vampire academy isso não aconteceu. Sinceramente não gostei da escolha para atriz da Lissa, ela deveria ser linda, deslumbrante, mesmo magra e alta como uma Moroi. Mas não, colocaram uma criatura estranha e cadavérica para interpretá-la.

    Beijos, Rafa
    http://fuxicandosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o universo parece se encaixar todo tão perfeitamente!
      Eu achei a moça que escolheram para ela, até que decente, mas a Mia foi um desastre, sério KD os cachinhos loiros? KD? rs

      Excluir
  4. Sempre que possivel leio tudo relacionado a vampiros heheh Essa série nunca me chamou atenção pelas capas, mas agora quero ler antes do flme u.u

    Adorei o layout novo.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Terminei de ler o primeiro livro esses dias, e também estou super apaixonada. Não vejo a hora de começar logo a continuação da saga. Qual é o personagem que você está apaixonada? Eu também me apaixonei por um, espero que não seja o mesmo u_u. Adorei a sua resenha. ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHH acredito que seja o mesmo eim, apenas por que não tem como não amar esse personagem!

      DIMITRI LINDO!!! <3 rs

      Excluir
  6. Eu também tenho um certo receio de ler essa série, mas acho que darei uma chance devido as críticas positivas que eu vejo. Espero não me decepcionar!

    Beijos
    http://voltaaomundoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa