quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resenha - Brilho



Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo - Livro 01
Autor: Amy Kathleen Ryan
Tradução:  Ana Death Duarte

Série: Sky Chasers

354

Geração 

Sinopse: Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

"Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes." Essa mesma frase se repete na sinopse e na capa de Brilho, com leves variações, claro, mas com o mesmo objetivo: Equiparar a série de Amy Ryan a já renomada série Jogos Vorazes. A afirmação da capa logo causou furor em um grupo de livros de que participo. E admito também me deixou intrigada. Por que comprei Brilho? A capa, ela brilha, e bem tenho um leve apreço por coisas bonitas... Agora aposto que vocês querem saber, tudo que brilha é ouro, a frase na capa condiz com a realidade? Bem vamos lá:


Brilho possui uma ideia que já vem sendo bastante explorada nos últimos tempos, a Terra entre em crise, os humanos embarcam em naves espaciais e vão desbravar o universo estelar(?). Maioria da trama se passa dentro de uma nebulosa, e é interessante imaginar isso. A nave, o espaço, tudo é descrito maravilhosamente. O que não me convenceu foram os personagens principais... Waverly é descrita como uma menina bonita, interessante, namora o cara mais gato da nave, mas não quer saber de compromisso, mesmo que o futuro da humanidade dependa da sua reprodução... Kieran é o garoto gato que namora Waverly, ele é o preferido do capitão da nave, supostamente o sucessor do mesmo, mas é super inseguro e deixa que na primeira oportunidade façam gato e sapato dele. E obviamente não poderíamos esquecer Seth, o menino que primeiramente nos é descrito de uma maneira e depois contradiz tudo aquilo que foi explicado no começo. Já deu para entender o que vai acontecer aqui né? Viu? E você nem precisou ler o livro! Sorte a sua.


O Plot principal do livro gira em volta da ocupação da nave Empyrean (nave essa em que se encontra nosso "queridíssimo" trio) pelos habitantes da nave New Horizon (nave que possuía o mesmo objetivo que a Empyrean, ocupar um novo planeta) que em algum momento da corrida espacial foram negligenciados pelos seus parceiros de viagem. Depois disso as coisas ficam estranhas. A história tenta focar em tudo e em nada ao mesmo tempo. Sabe como acontece nas novelas? Quando se tem vários núcleos e vai cortando de uma cena para outra aleatoriamente, bem foi assim que me senti lendo Brilho. Ele é escrito pelos pontos de vista de Waverly e Kieran, que em determinado momento do livro se veem separados, cada um em uma nave diferente e tendo que tomar atitudes. E eles sempre escolhem tomar as atitudes erradas, diga-se de passagem.

A história traz a tona temas bastante interessantes, como religião, feminismo, fé, a própria ideia da viagem espacial. É tudo muito interessante, mas faltou um pouquinho de foco. Os personagens principais são muito oscilantes, no primeiro livro da saga ainda não é possível descrever suas personalidades, apontar suas qualidades. Só consegui lembrar de seus defeitos... Não sei se insistirei no segundo livro já que o primeiro me deixou com esse "gosto" amargo. Mas se continuar, espero realmente que autora saiba dar um rumo e um por que para a história que ainda no primeiro livro ficou um pouco confusa.
Vale dizer que essas opiniões são minhas e que os encorajo a ler o livro para que criem as suas próprias conclusões!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A capa chama mesmo a atenção, se eu vejo um livro desses na minha frente eu compro pela capa sem mesmo ler HUAHAUHAUHAUA
    Achei interessante a história, deve valer a pena a leitura.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sinceridade Camila! :)
    A capa é mesmo linda.

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi a sinopse desse livro fiquei com vontade de ler, parece ter uma historia bem interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Achei seu blog muito legal!! :D
    Já tinha ouvido falar de Brilho e não tinha ficado com vontade de ler, e a capa é realmente linda. Achei a comparação com Jogos Vorazes apelativa demais.. nunca gosto dessas comparações, porque o que vai contar [são as opiniões de cada leitor.. e o mundo não pensa em unanimidade. E o sucesso de uma série é o sucesso dela, desnecessário comparar..
    Mas ok.. kkkk..
    Gostei bastante das imagens que você coloca nos posts.
    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até não dei muita bola para essa comparação por que isso é coisa do pessoal de marketing (com gosto duvidoso obvio). Mas o livro não se superou na minha opinião; :/

      Obrigada Vivian!

      Excluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa