quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Resenha - Você Vai Saber Por Quê



Você vai saber por quê
Autor:  André Mansim
Numero de Páginas: 360
Editora:  Habermann

Alberto e Teixeira, dois experientes investigadores, são chamados para a ocorrência mais perturbadora de suas vidas. Quando chegaram até o local do crime, logo perceberam que alguém chamou todos os meios de imprensa possíveis: rádios, TVs e jornais, que viram naquele caso a grande chance de contar uma boa história. Os investigadores se viram desafiados a solucionar esse crime, que a primeira vista é obvio, mas que durante a investigação, toma rumos inimagináveis. Laura Soares foi brutalmente assassinada em sua casa, e inesperadamente, o principal, e até então, único suspeito, após cometer atrocidades com a garota, por algum motivo, desmaiou sobre ela e lá ficou. Na parede, mostrando requintes de crueldade, uma frase escrita com sangue da própria vítima desafia: "Você vai saber porquê", e passa assim, a ser a primeira pista para montar esse complicado quebra cabeças. Fausto, o suposto assassino, nega sua participação no crime apesar de tudo apontar fortemente para ele, se apoiando em uma história surreal, mas suficientemente eficaz para convencer os investigadores a procurarem por algo a mais. Grandes reviravoltas, suspeitos e culpados que aparecem e desaparecem, atentados, conexões perigosas e personagens secundários interessantes, ajudam a complicar ainda mais o andamento da investigação. Idas e vindas no tempo e espaço, aos poucos vão moldando os fatos e prendendo os olhos dos leitores, que apenas num fôlego, devorarão as paginas dessa história tragicômica de suspense eletrizante. Prepare-se para uma viagem insólita por um enredo que vai desafiar seu instinto investigativo e sua inteligência. Durante todo livro pistas estarão soltas no texto, e se você for capaz, talvez descubra quem matou Laura Soares antes dos investigadores. Mas cuidado, pois nessa investigação, nada é o que parece ser! 
Tenho que começar essa resenha já falando sobre o André Mansim, uma pessoa super acessível que foi super querida ao firmar parceria com nosso blog, é maravilhoso encontrar pessoas assim nesse mundo da literatura. *Abraços virtuais*
A Pri geralmente é a encarregada de ler os livros dos nossos autores nacionais, mas dessa vez me aventurei a ler o romance policial do André. Admito que não é meu genero favorito(já foi um dia, mas atualmente estou muito menininha e cheia de fofurinhas, me julguém! HAHA) Mas a escrita do André conseguiu me fazer voltar um pouco ao pique das reviravoltas e dos termos policiais.



O livro já começa em uma delegacia com o suspeito Fausto(e um dos personagens principais) dando sua declaração um pouco desconcertada de um assassinato em que se viu envolvido devido a uma doença que possui chamada transtorno obsessivo-compulsivo do detetivismo, o personagem coloca que não pode se ver livre da vontade de investigar algo suspeito devido a esse transtorno, e vive se metendo em enrascadas por conta disso. Dai entram outros dois personagens chaves da trama. Alberto e Teixeira são policiais top de linha conhecidos como bam-bams da policia, sempre resolvem seus casos, por mais cabeludos que sejam. Eles acreditam na história louca de Fausto e decidem investigar o tal a assassinato, mesmo que a mídia e todo o pessoal da policia já tenha o suspeito como culpado.























O livro possui uma dinâmica bem interessante, hora temos a história vista da perspectiva dos dois policiais e hora temos a perspectiva de Fausto que está em uma das cadeias esperando o julgamento. Fausto, mesmo preso ainda se mete em problemas, além de ser famoso(o caso de assassinato envolve estupro, e muito se é falado no livro e na vida real né gentee sobre o que acontece com estupradores na prisão) ele ainda se vê obrigado a seguir traços de todos os mistérios que encontra em seu caminho, até mesmo os segredos de outros detentos. 

Mas não adianta, o personagem mais carismático do livro é o Policial Teixeira, meu xará de sobrenome alias, ele é aquele tipo de cara que você olha na rua e acha engraçado, cheio de esteriótipos, com um gosto musical horrivel e outro ainda pior para a moda. Ele vive dando um "jeitinho" nas situações. Achei interessante o André ter colocado isso no livro, pois faz parte da nossa "cultura policial" e não adianta maquiar isso, como ocorre em muitos romances policias que importamos. (Por que sim, gente, em todo o lugar do mundo policiais dão um "jeitinho" para conseguir o que querem.) Alberto também é super engraçado, com seu jeito de filhinho de mamãe.



É impossível prever o final da trama, tudo funciona em rede, um fato se liga a outro e quando você espera por X vem Y e você fica tipo, COMO EU NÃO VI ISSO ANTES? Enfim a construção do livro é muito boa, e prende o leitor loucamente e duvido que até mesmo os leitores mais assíduos do genero consigam prever o desenrolar da trama. 
A capa e a diagramação são muito boas, as paginas são brancas(o que admito incomoda um pouquinho a leitura) mas fora isso tudo é maravilhoso. A arte da capa chama muito atenção, foi muito bem montada e te deixa curioso sobre o que está por vir! Só tenho a agradecer pro André(e também me desculpar pelo atraso na resenha ):) ele foi muito atencioso e seu livro é tão legal quanto ele, rs.
Então se você tem nervos de aço, e quer morrer de aflição e curiosidade com cada virar de páginas, sugiro que conheça Você vai saber por quê.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Um dos meus livros favoritos, e está no topo!
    Ele é simplesmente maravilhoso, e o Andre então nem se fala. Um anjo de pessoa.
    Tenho o meu guardadinho aqui e nunca vou abrir mão dele.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Que legal que o meu livro tá guardadinho entre os seus tops! Hahahaha, obrigado!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro ...
    Agora fiquei muito curiosa para ler *--*
    Adorei a resenha
    www.apenasjee.com
    Big bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeniffer! É realmente a resenha ficou tão boa que até eu fiquei com vontade de ler esse livro!!!!!!

      Excluir
  3. Olá!
    Bem, nem sei ao certo por onde começar! Ah, sim! Parabenizando pela bela resenha do livro do André, um bom amigo que fiz ai pela blogosfera! Alias, o cara é fera! Tive a oportunidade de ler esse incrível livro em que ficamos roendo as unhas para saber como se desenrolara o final. Uma aventura policial que estimula não só os apaixonados pelo tema, mas inclusive e surpreendentemente aqueles que até preferem outro tipo de literatura, como o caso da autora da resenha!

    Mais uma vez desejo parabéns ao blog, pois é muito importante valorizarmos os bons autores nacionais, e o André e sensacional!

    Abraço,
    Flávio Ribeiro
    portaodoinfinito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavico! Que bom ver vc aqui, e ainda ler seus elogios! Obrigado!

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro e eu gosto de livros de gênero policial
    Esse parece ser interessante, quero conhecer o personagem Policial Teixeira.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise... Cuidado com o Teixeira! Hahahahahaha.
      Você vai gostar de ler!

      Excluir
  5. Olá Camila,

    Li o livro e gostei muito. A trama é realmente envolvente e corresponde ao estilo de leitura que aprecio. Concordo com você quanto ao Policial Teixeira, um personagem muito bem criado pelo André. Recomendo a leitura e não é somente porque sou amiga virtual do André, mas porque o livro oferece uma leitura muito atraente.
    Parabéns pela ótima resenha.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Camila!
    Sou amiga do André, e também li o livro!
    É exatamente como vc falou! A trama é muito bem construída.
    Admiro a capacidade que o Andre Mansim tem de "amarrar" tudo muito bem! É livro eletrizante! Tão eletrizante quanto os filmes e séries policiais que assisto!
    Um grande abraço a você e ao André!
    Adelisa Silva
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem?

    Primeiro que eu adorei a capa do livro. Pelo que vc escreveu, ela se encaixa perfeitamente na história. Adoro uma leitura eletrizante que me prenda do inicio ao fim. Com certeza iria adorar esse livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é incrivel, amei tudo!!

    Estou te seguindo, o meu blog é http://atueamente.blogspot.com.br/ caso queira conhecer!!

    Sucesso, beijos!

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa