domingo, 26 de outubro de 2014

Resenha - Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Numero de Páginas:  232
Editora: Brasiliense





A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.


Olá amores, como vocês estão? espero que bem. Bom, essa semana li um livro muito legal e diferente dos que costumo ler. Então  imaginei que seria legal compartilhar essa experiência com vocês. Vamos lá.
Assim que damos início a leitura, somos surpreendidos por um mergulho mal dado por Marcelo, o protagonista. Não se ouve nada, nada se sente. Ele acorda num quarto de hospital, e é aí que começamos a fazer parte de seu cotidiano. O livro conta, basicamente, a história do próprio Marcelo Rubens Paiva, que com seus 20 anos de idade, sofreu um acidente ao tentar mergulhar num lago raso e perdeu o movimento das pernas.

"De repente vejo pousar uma nota de cinqüenta cruzeiros no meu colo. Era uma velha que tinha jogado e saído rápido. A princípio não entendi, mas depois não agüentei e caí na gargalhada. Ela tinha me dado uma esmola. E como dissera meu amigo paraplégico Silvio: ser deficiente também tem suas vantagens" 

Ele conta como foi essa experiência, como foi saber que suas pernas não iriam mais se movimentar e, como foi o processo de adaptação para ele enfim, conseguir chegar a um grau de independência mesmo não podendo sair de uma cadeira de rodas. O Autor/protagonista também compartilha suas experiências passadas, como antigos envolvimentos amorosos, amizades que fizeram parte de sua vida, sua banda, a tristeza de perder o pai e as emoções que vivenciou até o momento que estava vivendo. 

"O espelho nos dá esta sensação mágica de, subitamente, tomar consciência de si mesmo. É o momento que você se encontra com o que você representa para o mundo."

Curti muito a forma de escrita do Marcelo, pois diferente de outros livros auto-biográficos, esse me prendeu muito, acho que pelo fato de não ser uma leitura cansativa e maçante. Esse é aquele tipo de livro que conversa muito com o leitor, é uma narrativa bem informal, mas apesar disso, não é um livro mal-escrito. Muito pelo contrário, na minha opinião, isso acaba  gerando uma certa intimidade com o leitor. A única coisa que me incomodou MUITO (sou muito chata,podem concordar) foi a forma como o Marcelo mostrou ser aqueles ''socialistazinhos'' que diz ser totalmente contra o sistema SÓ QUE nunca trabalhou e leva uma vida de boyzinho (se acha o top por fumar maconha e ser TOTALMENTE DE ESQUERDA). Mas, fora isso, curti muito o livro, e curti mais ainda, o final. Não foi oque eu esperava, mas foi um final simples e ao mesmo tempo, muito emocionante. 


"Hoje em dia, me pergunto se preferiria estar morto. Não sei, nem quero saber. Só sei que, nas noites em que tenho insônia, lembro de um garoto normal que subiu numa pedra e gritou:
– Aí, Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado.
Pulou com a pose do Tio Patinhas, bateu a cabeça no chão e foi aí que ouviu a melodia: BIIIIIIN.Estava debaixo d'água. Não mexia os braços nem as pernas. Via somente a água barrenta e ouvia:
BIIllIIIN."

Oque eu mais gostei, foi perceber a firmeza com que o Marcelo lidava com a situação, poucas foram as vezes em que ele se queixava. Achei incrível essa capacidade que ele teve de não se abalar.   Enfim, o livro em si é muito bom, mas não entrou pra lista de favoritos. A Narrativa é em 1ª pessoa, não sou muito fã, mas li numa boa.
Por hoje é só, meus amores. O que vocês acharam? deixem aqui nos comentários. Um Beijo.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá, Isabella!
    Marcelo Rubens Paiva é demais! Esse livro dele eu ainda não li e gostei muito da resenha, foi bom eu ter visto porque já estou pra ler esse a tanto tempo... mas estava esquecido. rs.
    Já que você curtiu tanto a escrita do Marcelo, tomo a liberdade pra te indicar outro livro dele, o Malu de Bicicleta, é um dos meus preferidos!

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda! Que bom que curtiu a resenha, fico feliz. Obrigada pela indicação, quando tiver a oportunidade lerei Malu de Bicicleta e farei questão de resenha-lo aqui no blog. Um Beijo e até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Isabella não conhecia esse livro, mas sua resenha está maravilhosa,amiga!
    boa dica para o final de ano!
    bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pedida pra final de ano. Muito obrigada, Elyane, querida. Mil beijos e até o próximo post! >3

      Excluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa