quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha - Caixa de Passáros



Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Numero de Páginas: 272
Editora:  Intrínseca



Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Gente, essa é a segunda vez que escrevo essa resenha, por que da primeira eu consegui ser esperta para caramba e apagar tudo. ): Só falei isso para vocês verem que sou legal e amo vocês, inclusive, faço e refaço as coisas para ficar tudo lindo! (Mesmo querendo me matar por ser tão burra!)
Ok, acabado meu choro, vou começar a resenha, mas antes disso de novo um aviso: Se você tem problemas cardíacos ou é um baite medroso tipo eu esse livro não é o mais indicado para você! Eu insisti, mesmo já sabendo que ia ficar com medo e querendo dormir com a luz acessa, e juro, não me arrependo!
Tá bom então, bora lá falar sobre a trama desse livro SI-NIS-TRO!


Caixa de Pássaros é todo escrito em terceira pessoa, o que no caso dessa narrativa é imprescindível, já que na maioria das cenas os personagens estão vendados e não enxergam nada a seu redor. O livro é quase inteiro contado sobre o ponto de vista Malorie, nossa protagonista. Vários personagens tem destaque ao longo do livro, mas apenas Malorie é uma constante. Os capítulos são curtos e se intercalam entre o passado e presente. A história é construída de fato em três ambientes diferentes. O primeiro é a casa em Detroit para onde Malorie se muda com a irmã e faz a descoberta de que está grávida. O segundo uma casa segura em Riverbridge onde ela se junta a um grupo de pessoas que tentam sobreviver ao acontecido. E terceiro o rio que a mesma usa para fugir com os filhos. 


Deixado isso tudo claro podemos falar sobre o enredo. Caixa de Pássaros foi assustador para mim pelo tanto que pareceu real, a história é muito verossímil, as coisas acontecem como eu imaginaria que aconteceriam caso algo do tipo ocorresse realmente. Nos primeiros capítulos do livro somos apresentados ao que na história é chamado de “O Problema”. Notícias começam a aparecer na internet noticiando casos em que pessoas totalmente normais tem surtos psicóticos e acabam ferindo de maneira macabra aqueles que estão a sua volta e na sequencia se matam de maneiras bizarras. Essas notícias são viralizadas na internet, grupos e teorias da conspiração começam a surgir, tudo parece um grande hoax (Na verdade me assustei para caramba por que me lembrou aqueles casos de canibalismo que rolaram a pouco tempo, seis lembram? Aqui o link.). Logo em seguida noticias aparecem nos jornais e as pessoas começam a se assustar. Fala-se que as pessoas viram algo logo antes de enlouquecer, e que de alguma maneira isso ocorre através da visão. Em decorrência disso as pessoas passam a fechar as janelas com cobertores e a andar de olhos vendados ou fechados quando precisam ir as ruas. 


O livro inteiro é cercado de suspense e tensão, as pessoas tem medo a todo momento. É preciso estar preparado para tudo, e os personagens se obrigam a deixar de lado um dos nossos principais sentidos, a visão. Os personagens nunca tem a sensação de segurança pois eles não sabem o que está acontecendo, nada foi apurado. Os personagens da casa de Riverbridge tem teorias, falam sobre extraterrestes, ondas de radio e tv e até mesmo sobre outras dimensões. Eu fiquei o tempo inteiro roendo as unhas. Eu acho bem difícil escrever essa resenha sem soltar spoilers e estou fazendo o possível, mas o próprio livro por ser escrito da maneira que é a respeito das passagens de tempo já nos avisa que alguns personagens com os quais nos afeiçoamos ao longo da trama no final não vão estar mais lá. 
As personagens são incrivelmente bem escritas, Malorie se modifica ao longo do livro e vemos isso, a maneira como uma tragédia pode transformar as pessoas. Ela passa de incrédula, para tímida e medrosa e depois disso para corajosa e forte. Ela faz o possível para salvar sua vida e a dos dois filhos, a quem ela chama de Menina e Garoto ao longo de todo livro. Também conhecemos as pessoas que convivem na casa de Riverbridge e a história delas, todos perderam alguém. Tom, Jules, Don, Felix, Cherryl e Olympia. São personagens complexos, cada um com sua própria história, obviamente alguns tem mais foco, mas não deixa de ser incrível a maneira como o autor coloca-os no livro.


Malerman acertou em cheio em seu primeiro livro! É uma daquelas narrativas que te fazem querer ler sem parar. Por ser curto o li em pouco tempo, fiquei das 6 até as 8 da manhã com o livro nas mãos, simplesmente viciante! Impossível de largar, você quer saber o que acontece, por que acontece, você quer respostas e o livro te deixa super ansioso. Eu estava em uma baita ressaca e esse livro veio e me tirou dela lindamente, para me deixar em outra, mas né! rs
Apesar de ser medrosa e evitar livros do tipo fui fisgada, e não adorei cada segundo de leitura. Espero que vocês tenham coragem para ler esse livro pois juro que não vão se arrepender! 
E aí, gostaram da resenha? Vão se aventurar? Indico demais!


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Socorro, menina!
    Contando os dias para o meu chegar!!
    Sou medrosa, mas amo sentir medo = sado! hahahaha
    Tua resenha só me deixou mais ansiosa, vou te matar! hhahaha

    Beeijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAi, tomara que já tenha chego e que tu tenha lido tudo e que tenha amado! GYSAGASUASHASUH

      Excluir
  2. Adoro livros assim, que deixam uma certa insegurança e medo, temos que vencer os terrores da vida!
    Sua resenha está linda , objetiva e concisa!
    Bjus querida amiga!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Já dei mil likes nesse livro. Sério! Fiquei super curiosa pra saber o motivo de as pessoas enlouquecerem. O que elas não podem ver? A Malorie com dois filhos pequenos vivendo nisso, tadinha Me Livrando

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Eu estou louca para ler esse livro pois só vejo resenhas positivas, e só a sinopse já me chamou a atenção. Amo livros de suspense, então esse esta na minha mira hehe

    Blog: Café Com Babis (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Faz tempo que um livro não me deixa acordada a madrugada toda sem conseguir parar de ler. Não sou medrosa para livros e estou bem curiosa para conferir "Caixa de Pássaros" ainda mais depois de ter lido em algum lugar que é uma ótima pedida para fãs do Hitchcock (coisa que eu sou, rsrs)
    Confesso que não li a resenha na íntegra porque pretendo ler o livro e nesse caso sempre prefiro fazer a a leitura com o mínimo de informações possíveis ;) Mas espero que a minha experiência seja tão boa quanto a sua.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHA Você já começa melhor que eu por não ser medrosa! HAHHA
      Tenho certeza que vai ser sim! O livro é incrível!

      Excluir
  6. Oi Camila
    Sou uma pessoa extremamente medrosa, então fujo sempre de livros de terror e até mesmo de suspense. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, mas também com muito medo. Espero, um dia, ter coragem para ler essa obra que parece ser tão viciante.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa