segunda-feira, 27 de abril de 2015

Resenha - A Lista Negra


A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Numero de Páginas: 272
Editora:  Gutenberg

 E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Olá, galera. Hoje vim fazer uma resenha triste, de um livro que narra a realidade de muitos jovens de todo o mundo. Esse Livro é A Lista Negra, que me foi apresentado por um colega não muito próximo, mas que sentiu que precisava mostra-lo para o mundo.


O Livro conta a estória de Valerie, uma garota nada popular que está no ensino médio e sofre bulliyng. Como personagem secundário (e não menos importante, muito pelo contrário) temos Nick, o namorado de Valerie que compartilha do mesmo sofrimento em relação as injúrias praticadas por seus colegas. 
Os dois se sentiam tão sobrecarregados com tudo aquilo que resolveram fazer uma lista com nomes de pessoas de que não gostavam, e principalmente da massa que praticava atos covardes com os mesmos.

A forma em que o livro foi narrado me deu a impressão de que Valerie era mais neutra em relação aos seus colegas, e até mesmo a Lista Negra, diferente de Nick, que parecia se preparar para o que aconteceria não muito depois (Podemos notar isso quando, em uma parte, o casal troca e-mails e Nick se mostra determinado quando fala sobre a morte de alguns colegas, enquanto Valerie leva tudo na esportiva, como se fosse uma típica conversa entre o casal). No dia Seguinte da conversa, Nick chega no colégio com uma arma e atira como louco, tentando acertar as pessoas que tinham seus nomes na Lista. Algumas foram mortas, outras ficaram com sequelas que levariam para o resto de suas vidas, e depois, Nick se mata.. 
''Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura''
O ponto principal é mostrar a vida de Valerie depois do acontecido. As sequelas psicológicas, a dor da perda do namorado, as acusações e as injúrias. Alguns tem ela como heroína, pelo fato de ter salvo Jessica Campbell, sua pior inimiga. Já outros (a maioria) a vêem como um monstro, a culpam o tempo todo, o que faz a carga ser ainda mais pesada. É muito triste ver tudo o que Valerie passa. As idas ao psiquiatra, a forma como ela se sente em relação aos sobreviventes e suas famílias e também à sua recepção nos lugares, já que onde vai é reconhecida.
''Os relatos de testemunhas presentes na cena do tiroteio diferem. Alguns dizem que Valeria foi vítima; outros dizem que foi uma heroína, e há os que digam que ela estava envolvida no plano concebido por Nick para matar os colegas de quem não gostava''
Foto por http://jaquelinelima.com/
Acho que todas as pessoas deveriam lê-lo, pois a autora passou de forma incrível tudo o que Valerie sentia, emocionando, acredito, não só a mim, mas a todos os leitores. É um livro de escrita bem contemporânea e linguagem simples, que foi escrito para o público juvenil, mas pode ser lido por qualquer pessoa, pois traz um assunto muito atual e que merece atenção: O Bulliyng, que traz sequelas irreparáveis e eternas para quem sofre. A reflexão é muito profunda. Foi um dos melhores livros que li esse ano até agora, e está mais do que recomendado! Espero que tenham curtido. Um beijo <3

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Já faz taaanto tempo que quero ler esse livro, não entendo porque ainda não li! Espero que esse ano consiga! Adorei a resenha. Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tô louca pra ler esse livro *u* Quero comprá-lo em breve, é o tipo de livro que eu gosto xD
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Esse livro parece ser meio triste, acho interessante essa temática, mas não sei se o leria.

    Gostei muito da sua resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!! Nossa está ai um livro que pretendo ler, sei que é um livro denso e tocante, não vejo nenhuma resenha negativa sobre! Amei tua resenha, ela me fez lembrar da leitura!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa