terça-feira, 30 de junho de 2015

Resenha - Por que Indiana, João?


Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Numero de Páginas: 208
Editora: Giz Editorial




Por que Indiana, João? - Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.
Hoje eu vim fazer uma resenha que estou devendo já a um tempinho. No mês de maio eu fui aceita na seleção de parceiros da editora Giz Editorial e recebi esse livro lindo, que eu já estava cobiçando a muito tempo por essa capa maravilhosa que foi ilustrada pelo Vitor Martins. O livro chegou em tempo recorde e eu consegui ler super rápido, no final do mês já tinha concluído a leitura. Bateu uma ressaquinha e a vontade de fazer a resenha veio, mas precisei de um tempo para montar ela na cabeça, agora já me organizei e venho contar um pouco do livro para vocês! WEEE

No inverno virei um urso, RAWWWWR

Esse livro vai nos contar a história do João, um menino que vive sofrendo bullying na escola. O João é um menino mais reservado e isso faz com que ele seja alvo de piadas maldosas. Mas o mundo do João dá uma reviravolta quando ele reage a um ataque e sai como vencedor. O garoto vira uma sensação instantânea. É ai que rola o desenvolvimento do livro, João tem que aprender a lidar com a fama, a segurar a onda em casa e na escola e ainda arranja um tempinho para se apaixonar e descobrir mais a respeito de si mesmo.
Os personagens secundários tem tanta importância quanto o personagem principal, e cada um faz sua parte na história. Os pais do garoto são separados, algo muito comum hoje mas que poucas vezes é retratado nos livros YA, sua mãe é super preocupada e seu pai é super tranquilão, e isso nos dá um panorama de quão confusa a vida do garoto é em consequência disso. Os colegas da escola também são importantes para o desenvolvimento da história, seu melhor amigo Daniel, é quem filma o momento em que João sai ganhando em um confronto contra o bully Guilherme. Aos poucos vamos vendo os padrões da escola e os grupos de adolescentes se modificando em consequência do acontecimento. Além dos personagens do núcleo escolar também temos os jovens que João conhece em consequência da fama nos programas de tv a respeito de bullying que passa a participar.


Esse é o primeiro livro que o Danilo Leonardi lançou. Vocês devem conhece-lo pelo canal Cabine Literária, que é bem famoso no Booktube. O Danilo é o fundador do canal e nós vemos que ele decidiu trazer um pouquinho desse mundo do youtube para o livro. Depois da fama o João que já possuía um canal no youtube passa a bombar na rede e isso contribui para que a fama suba a cabeça do menino. Achei muito interessante a maneira como o Danilo construiu os personagens, pois cada um deles possui um motivo para existir, cada um é uma pequena peça no quebra-cabeça da trama. Eles não são personagens "bonzinhos" eles possuem facetas e demonstram sentimentos muito humanos, e fiquei impressionada no quanto o autor conseguiu transmitir a realidade de ser um adolescente nesse livro. 
O Bullying é um assunto amplamente discutido e o livro do Danilo vem para contribuir para esse cenário, de uma nova perspectiva, vemos como o bullying e a fama momentânea podem influenciar na vida de um adolescente. Temo s também uma perspectiva bem ampla, já que o autor nos dá uma visão geral da vida daquele que sofre o bullying, mas também nos apresenta um pouco da realidade de quem comete ou cometeu tais atos. João se transforma ao longo da narrativa, ocorre uma grande reviravolta na personalidade do garoto, e isso foi feito de uma maneira bastante convincente e natural. Além das personalidades mutantes o livro também possui um ritmo muito bom, em nenhum momento a história esfria. Além disso é totalmente imprevisível, e eu adoro isso em uma narrativa!


O livro é escrito na primeira pessoa e isso obviamente contribui para que nos sintamos bem próximos do João. A diagramação do livro é ótima e não encontrei nenhum erro de revisão. As folhas tem uma textura muita boa e são amareladas, amor eterno por folhas amareladas. A editora caprichou bastante nesse livro!
Acho que vocês puderam perceber que esse livro me ganhou né? Com uma construção impecável de personagens, o foco central no bullying e uma narrativa eletrizante, Danilo Leonardi estreia com muito estilo. O livro é interessante do inicio ao fim e realmente prende o leitor. Esse livro pode ajudar de alguma maneira adolescentes que sofrem e praticam bullying. Com um final fantástico e inesperado é uma ótima dica de leitura para adolescentes e jovens adultos. Se você quer descobrir 
Por que Indiana, João?, recomendo que leia o livro logo!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa