terça-feira, 16 de junho de 2015

Resenha- A Europa Alemã


A Europa Alemã
A crise do euro e as novas perspectivas de poder
Autor: Ulrich Beck
Numero de Páginas: 128
Editora: Paz e Terra




Em um famoso discurso proferido em Hamburgo em 1953, Thomas Mann advertiu os alemães sobre o perigo de quererem voltar a almejar uma “Europa alemã”. E que muito menos catastrófico seria que conseguissem obter uma “Alemanha europeia”. Mas no rastro da crise do euro, foi justamente o que aconteceu. Com uma política “Merkiavélica”, brinca o autor em referência à liderança de Angela Merkel, a Alemanha se tornou hegemônica na Europa, tanto do ponto de vista político como do ideológico. Como líder econômica do continente pode ditar aos países da zona do euro as condições para a obtenção de novos créditos, incluindo o esvaziamento dos direitos de coparticipação dos parlamentos grego, italiano, espanhol e at Quais as consequências da polêmica política de contenção alemã para o equilíbrio de poder europeu? Que soluções são possíveis no conflito entre os arquitetos da Europa e os ortodoxos do Estado nacional? Como conciliar os imperativos da solução da crise e da democracia face ao risco-Europa? São essas as questões que Ulrich Beck aborda. E ele conclui que é preciso um novo contrato social europeu: um contrato que, através da própria ideia de Europa, garanta mais liberdade, mais segurança social e mais democracia. • Ulrich Beck ficou conhecido por sua “teoria da sociedade do risco”, que sustenta que a atual distribuição de riscos é incapaz de dar conta das diferenças sociais, econômicas e geográficas da modernidade, o que acarretaria problemas em escala global muito mais difíceis de serem controlados. • É um dos sociólogos mais respeitados da Alemanha e leciona em Munique, Londres e Harvard.
Olá, minha gente! Como vocês estão? espero que tudo numa boa <3 Bom, ando meio sumida aqui no blog por questões de organização, mas já dei início à um cronograma organizacional para estar sempre atualizando as postagens do blog! Não fiquem bravos comigo, ok? HAHA Vamos lá, então?

A resenha de hoje vai se tratar de um livro político, escrito por Ulrich Beck, professor de sociologia das universidades de Havard e London School of Economics.
Sem muitas delongas, Ulrich escreveu um livro histórico, informativo e bem estruturado. Sua narrativa é bem contemporânea e o entendimento não se limita exatamente por isso. 
Como o título já diz, o livro vai falar sobre a economia e as revoluções da Europa, que assim que teve seu declínio econômico, começou a avaliar o futuro e pensar se a única moeda resistiria a todo o caos.


A partir daí, houveram pessoas desesperadas com o fim do euro e principalmente com a mudança que traria às suas vidas, pelo fato de que, com a situação, todos imaginavam que, de uma forma ou de outra, a Europa se ''Germanizaria''.
Ulrich, com sua inteligência admirável, tenta, de forma muito objetiva, apresentar as atitudes errôneas do todo, ou seja, dos que estão no poder, e, além disso, mostra o histórico da Europa, o que nos auxilia para um melhor entendimento e que pode, além de tudo, nos facilitar ter uma conclusão precisa da situação que até os dias de hoje, é considerada um dos maiores dilemas da atualidade. 
A economia é um assunto levado muito em conta, pois é através dela que o país pode (ou não) se reerguer.


O livro é bem pequeno, as folhas são durinhas e amareladas (já ganhou um ponto, não, leitores? HAHAHA) e a capa, apesar de bem simples, é muito bonita! 
Por ter poucas páginas é um livro bem rapidinho, mas que não recomendo para todos. É uma leitura um pouco densa, até pelo fato de se tratar diretamente de política. Para aqueles que preferem se aventurar em história e economia, pode ser uma leitura muito produtiva!
Espero que tenham curtido, meus queridos! Até a próxima, beijão!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Isabella, tudo bem? acho que o conjunto ajuda a ler algo assim mais pesado e amplo tbm, o numero de páginas acaba fazendo com que o leitor absorva bem mais! Achei muito interessante!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que o fato do livro ser pequenininho ajuda bastante! Obrigada, beijo <3

      Excluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa