sábado, 6 de junho de 2015

Resenha - A Pequena Alice no País das Maravilhas





A pequena Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Numero de Páginas: 47 páginas
Editora:  Galera Record (Galerinha)



A pequena Alice no País das Maravilhas - Vinte anos depois de seu grande clássico Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll reescreveu a mesma história para os pequenos leitores, nesta edição ilustrada pelo francês Emmanuel Polanco e traduzida pela premiada escritora Marina Colasanti. Com um coelho balzaquiano, um gato de enigmáticos sorrisos, e uma menina que muda de tamanho a cada capítulo, a história continua deliciosa! De cabeça para baixo e sem sentido. Ou melhor... com o sentido dos sonhos. Sempre livres, sempre lindos, eternos.
Quem acompanha o blog já sabe que sou apaixonada pela Alice e por seu universo! Sou totalmente fascinada por tudo que tem a ver com o Pais das Maravilhas, então quando esse livro surgiu dentre os lançamentos da Galera Record, quase tive um ataque do coração. Eu nem li direito a sinopse mas já sabia que precisava de mais essa edição de Alice na minha estante!
Quando ele chegou aqui em casa quase tive outro ataque, descobri que além da ilustração linda de capa o livro é de capa dura! Saltei coração dos olhos, vocês já devem imaginar né? HAHAHA 



Sim, estou tentando passar amor através dessa resenha e das fotos que vou postar do livro aqui! HAHAHA Bom o livro em questão se trata de uma versão adaptada de Alice no País das Maravilhas, escrita pelo próprio Lewis Carroll, traduzida pela Marina Colasanti e ilustrada pelo Manuel Polanco. Essa adaptação foi feita para que a história pudesse ser lida e contada para crianças de 0 a 5 anos. No inicio do livro temos um prefácio onde Lewis fala um pouco sobre o seu desejo de apresentar o universo de Alice para os pequenos.
"E agora minha ambição(seria vã?) é ser lido por Crianças de 0 a 5 anos. Ser lido? Não, nem tanto! Mais justo é dizer: ser manuseado, babado, ter páginas dobradas, ser amarfanhado, beijado por aqueles pequenos iletrados, desconhecedores da gramatica, aqueles Queridos, cheios de covinhas, que enchem o Quarto de feliz algazarra, e o nosso coração de apaziguada alegria!"
Quem é fã do autor já conhece o seu estilo e sabe que tudo é meio caotico e maluco. Nesse livro Lewis está sempre quebrando as barreiras e introduzindo o leitor na história. Em muitas passagens ele faz perguntas ao leitor (ou ouvinte) da história. É comum que ele faça perguntas sobre as atitudes de Alice ou que peça para que vejamos determinada ilustração explicando do que se trata. 


Para quem não é criança, e nunca leu a versão original de Alice no Pais das Maravilhas, indico que leia a versão na integra primeiro, já que esse livro é bem enxugado. Lewis simplifica muito a história do livro, fazendo com que possa ser mais facilmente entendido pelas crianças pequenas mas em contra-ponto deixando nós adultos curiosos sobre os detalhes. Eu costumo dizer que Alice no País das Maravilhas é um livro confuso, e que o cinema fez pouco para adapta-lo de maneira mais simples. Muitas coisas acontecem na história, e algumas delas, quando lidas de forma um pouco mais criticas podem ter significados diferentes. Isso é o que mais me encanta no Carroll, ele faz jogos de palavras incríveis, que são divertidos e instigantes ao mesmo tempo. O livro da Alice é geralmente classificado como infantil, mas não acredito que nessa fase possa-se compreender inteiramente o livro. 
Nessa edição as coisas se tornam mais simples e rápidas, tenho certeza que aos olhos dos pequenos, bem mais divertidas. Uma das coisas que muito contribui para tornar o livro dinâmico e atraente são as belas ilustrações que estão nele. Vou colocar aqui a foto de algumas dessas ilustrações maravilhosas!




É impossivel não ficar apaixonado por essa linda edição! E para quem como eu, que é louco pelo Lewis e por sua Alice, não tem como deixar de ter na coleção. Alice é um dos livros com mais edições lindas por metro quadrado, mas essa é uma das que vale a pena ter. Achei super legal a ideia de utilizar o País das Maravilhas para intreter as crianças pequenas, e em meu novo estagio onde farei contação de histórias para crianças dessa faixa etária espero conseguir fazer uma contação com esse livro, pois sei que através do meu amor, e do amor de Lewis pela literatura posso incentiva-los e diverti-los! Eu preferi não falar muito sobre a história do livro, por que imagino que todos já devem ter uma base do que acontece com Alice e de como ela vai parar no País das Maravilhas. Se você não conhece a história de que planeta você é? indico demais a leitura desse livro, e do original na integra, e também a leitura de Alice no País dos Espelhos, que é complementar ao Alice no País das Maravilhas. Bom gente, acho que já falei até demais, e adoraria discutir meu amor por Alice com vocês! Em breve farei um vídeo no canal mostrando as minhas edições de Alice e falando sobre o que mais gosto a respeito da história em si.
Então, acho que é isso pessoal, indico esse livro para os leitores mais jovens, para que possam conseguir compreender e acompanhar a trama, e para os mais velinhos que querem encher os olhos e embelezar a estante com essa edição linda de morrer!


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi, Camila!
    Eu não sei se gostaria de ler o livro pela história. Medo de estragar minhas lembranças da Alice, sabe? Mas as ilustrações... que lindas! ♥

    Você havia comentado no meu blog acerca da resenha de Cem anos de solidão e que achava que a leitura seria meio cult demais pra ti e me perguntou por qual livro do García Márquez começar. Bem, vamos começar por: não é cult, não, hahahaha É realismo fantástico, é apaixonante, até meio parecido com Lewis Carroll, inclusive, mas com uma pegada mais latina. Você vai adorar! Mas comece com algo pequeno dele: Crônica de uma morte anunciada. É um livro pequeno e maravilhoso. Após esse, leia O amor nos tempos do cólera e, só então, Cem anos de solidão. É o que eu recomendo.

    Ah, percebi que você é de PoA também e TAMBÉM estuda Biblioteconomia! Gente, que legal isso! Precisamos conversar, hahahaha

    Beijo! ;*

    Wink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Mas esse livro não estraga nada por que é escrito pelo próprio Lewis, diria até que acrescenta algumas coisas <3
      Vou tentar ler algo dele, morro de vontade, muito obrigada pela dica!
      Eu estou na graduação e <3 Já te aceitei lá no face! É muito tri conhecer gente daqui!

      Excluir
  2. Oi Camila!

    Eu amei totalmente sua resenha, seu post, as fotos... Tudo está perfeito!
    Eu amo Alice também, me identifico muito com ela... E ainda não li a história real dela, aos poucos estou me voltando para os clássicos e procurando lê-los.
    Com certeza esse um livro incrível ^^

    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAi que bom que tu gostou!
      Leia, é um livro maravilhoso!

      Excluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa