domingo, 19 de julho de 2015

Resenha/Dia do amigo - Plutão

Oi migoooos! Hoje o dia é nosso! DIA DOS MIGOOOOOS! VEM ME ABRAÇAR!!


Então para esse dia lindo teremos uma resenha MUITISSIMO especial! Acho que atualmente a R.J. Palacio é a pessoa que melhor descreve em seus livros a essência da amizade e do companheirismo, então o post especial do dia do amigo virou uma resenha especial do novo conto publicado apenas em Ebook pela Editora Intrínseca aqui no Brasil chamado Plutão! Plutão é um conto ligado ao incrivel livro Extraordinário da mesma autora. 



Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Esse livro/conto é escrito sob a perspectiva de Christopher, o primeiro amigo de August (Protagonista incrível de Extraordinário que possui uma doença genetica que faz com que ele não seja igual a todas as pessoa por conta de suas deformações faciais)! Na história acompanhamos um pouquinho da vida de Christopher e de seu problemas na escola onde ele está passando por aqueles momentos tensos do ensino fundamental, e também de seus problemas com os pais que estão no inicio de um divorcio. Palacio, com maestria, consegue explorar os problemas do garoto e ao mesmo tempo trazer uma moral bem legal à história. 
"Brincar com Zack e Alex era fácil. Foi então que eu entendi por que eles tinham se afastado. Ser amigo de Auggie era bem difícil as vezes."
Christopher e Auggie já não são próximos como quando era mais novinhos, mas Christopher em decorrência de uma noticia ruim que sua mãe conta (Não vou falar por ser Spoiler de Extraordinário) se leva a passar um dia recordando da sua infância ao lado de August. O conto acontece em um tempo paralelo ao do livro Extraordinário. E a autora dividiu o conto em capítulos alternados entre o presente, o que está acontecendo no momento, e entre as memórias de Christopher e de sua história com o seu primeiro amigo Auggie. É muito interessante a forma sutil como Palacio trata temas como preconceito e "maldade infantil" por que nós sabemos como as crianças podem ser maldosas com aquilo que é diferente, mas a autora em nenhum momento se torna juíza, e faz com que nós leitores também não sejamos assim, afinal, são apenas crianças e é natural para a idade agir dessa maneira. Mas ao mesmo tempo ela busca mostrar para esse publico que é possível agir de outra maneira e se tornar uma pessoa melhor. Esse conto assim como o Extraordinário consegue trazer uma moral muito legal e encantar jovens e adultos.
"E quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podermos ser amigos só quando é conveniente para gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!"
Nesse conto aprendemos mais a respeito de Auggie e de sua infância, assim como conhecemos Christopher e o vemos que a amizade com uma criança especial o tornou mais sensível a respeito do sentimento daqueles a sua volta. Ao longo da narrativa aprendemos mais sobre a amizade e a real necessidade de estar presente para aqueles que nos consideram amigos quando eles precisam de nós.
Esse conto é super curtinho, rápido de ler, e totalmente encantador, como tudo no universo de Extraordinário! É muito legal para os jovens leitores, mas também uma lição maravilhosa para nós que já estamos grandinhos e que as vezes esquecemos algumas coisinhas importantes a respeito de amizade!
Ai migos, não podia encerrar essa resenha sem agradecer por me acompanharem aqui no blog e por serem assim tão lindos comigo! Obrigada mesmo, adoro todos vocês! Parabéns pelo nosso dia!

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi Camila, eu não fazia ideia da existência desse livro! Nossa, eu sou apaixonada por Extraordinário e fiquei super mega curiosa para ler esse livro e saber mais da história do Auggie e de Christopher!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por "Extraordinário" e vou procurar esse livro em PDF por aí kkk.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    Eu amo o livro Extraordinário, foi uma das minhas melhores leituras ano passado.
    Eu detesto livros digitais, mas vou procurar esse, pois sempre fui curiosa para saber mais sobre o primeiro amigo do Auggie (Chris), o livro fala tão pouco dele.
    Tenho certeza que será um livro reflexivo, e que me fará amar ainda mais o Auggie.
    Ameiiiii sua resenha e muiiiitoo obrigada pela dica.
    bjs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-anseio.html

    ResponderExcluir
  4. Camila, ainda não li extraordinário, mas a história é tão linda pelo que li/ouvi.
    Tenho certeza que será uma das melhores leituras e com certeza Plutão não é diferente.
    Quero me encantar por eles logo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oie Camila!!
    Sou doida para ler extraordinário e saber que tem um livro do amigo do Auggie me deixou ainda mais empolgada, agora, para ler os dois!!
    Pena que é um conto supercurtinho, neh!? Adorei sua dica de dia do Amigo trazer essa resenha *----*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. eu vi no skoob a chamada desse livro ai pensa no meu desespero ;w; eu já chorei horrores lendo extraordinário. me imagina lendo esse livro ;w;
    adorei a sua resenha e morri no gif do castiel no final <3 amo ele.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tenho Extraordinário mas ainda não tive tempo de ler :(
    Assim que ler, vou procurar esse <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li Extraordinário, mas quero muito, pois adorei a trama! <3
    Gostei de saber desse outro livro. *-*
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Como eu não conhecia esse e-book, gente? Meu Deus, fiquei apaixonada demais pela maneira como essa autora escreve, e Plutão com certeza é uma leitura mais do que obrigatória pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por Extraordinário, mas ainda tenho que ler esses dois contos que a Intrínseca lançou. Tud do universo do Auggie deixa um aprendizado e uma lição no leitor. Amo!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa