domingo, 9 de agosto de 2015

Resenha - O papai é pop

O Papai é Pop
O papai é pop
Marcos Piangers
Exemplar cedido pela editora
Número de páginas: 112
Editora: Belas Letras
Classificação: ★★★★★ 
Sinopse: O Papai é Pop - Então, você vai ser pai. Você sabe que precisa comprar uma casa maior. Tem que ter mais espaço pra criança. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço novo, não pode ser aquele que a vizinha se dispôs a emprestar. Então você sabe que tem que trocar de carro, com seis airbags, no mínimo, ar-condicionado de fábrica. O que o humorista Marcos Piangers descobriu ao ser pai jovem é que essas preocupações não fazem diferença nenhuma. O que vale mesmo não é pagar pela melhor creche, se você é o último a buscar seus filhos. Não é comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada. No fundo, o que importa mesmo, como os textos divertidos e emocionantes de Papai é Pop mostram, é você estar com seus filhos, não pensando em outra coisa, mas estar lá. De verdade.

Hoje é um dia especialíssimo! E para homenagear todos os papais temos uma resenha temática aqui no blog! WEEEEEEEEEEEEEEE
Em comemoração ao dia dos pais Marcos Piangers lança seu primeiro livro de cronicas com a temática paternidade. Antes de começar a falar sobre esse livro maravilhoso preciso falar um pouquinho do autor, que talvez quem não é do Sul do país não conheça tanto como nós gaúchos. Piangers trabalha em uma das maiores redes de rádio aqui do Sul e participa de um programa de conversa e humor muito conhecido entre os sulistas. Eu volto do serviço todo o dia ouvindo o programa e adoro, então quando fiquei sabendo sobre o livro fiquei empolgada e obviamente não me decepcionei!



Então vamos falar sobre esse livro lindo! O livro possui o prefacio escrito pelo jornalista e escritor David Coimbra onde podemos ver o papai Piangers sob a perspectiva daqueles que o conhecem e admiram sua história de vida. Logo após temos uma introdução que é de arrancar várias lagrimas. Nela o autor fala a respeito da sua mãe que precisou ser mãe e pai, e sobre como é ser pai sem ter uma grande referência a respeito. É impossível não se emocionar com a maneira com que Piangers fala da mãe. Achei muito bonita a maneira como ele se mostra agradecido a ela. A dedicatória do livro é tão linda que vou transcrever aqui em baixo para vocês:
"Não sei como é ter um pai. Mas sei como é ser um pai. E é a melhor coisa do mundo. Tenho certeza que você concorda mãe.

Para Eloisa Piangers, por topar esse passeio. Pára Ana Emilia, Anita e Aurora, por serem anjos.
E para todas as mães solteiras, onde estiverem, obrigado"

Depois começam as crônicas. E essas capturam a essência da paternidade. Hora engraçadas, hora nostálgicas, as crônicas de no máximo duas páginas retratam os dramas e as alegrias de criar duas meninas e de ser pai na atualidade. A maneira como Piangers distribui as palavras faz com que o leitor se sinta próximo e se sinta parte daquilo que ele conta. Nós leitores conseguimos imaginar o riso e as birras das meninas Aurora e Anita, e também conseguimos perceber a tensão e felicidade do autor com a paternidade.




Logo que fiquei sabendo da sessão de autógrafos do autor aqui em Porto Alegre eu fiquei enlouquecida. A sessão seria em uma livraria aqui da cidade as 19:00, como eu saio do trabalho as 18:00 pedi que meu namorado fosse antes para fila e esperasse lá por mim. Acabou que a sessão começou mais cedo e como meu namorado era um dos primeiros da fila, ele acabou pegando os autógrafos para mim. Quando cheguei lá ele já estava com os livros autografados na mão, fiquei um pouco chateada mas feliz por ter conseguido os livros autografados. Recebi uma edição em parceria com a Belas Letras, mas como queria presentear meu pai, e mesmo assim manter o livro na estante comprei mais um.



O livro possui duas edições, uma em brochura e outra em capa em capa dura com a jacket e ambas são maravilhosas. O livro possui uma arte gráfica maravilhosa. Com espaços para que sejam coladas fotos com o pai, com algumas ilustrações para pintura e até com a opção de se desenhar o pai em uma página do livro. Ao longo das páginas no começo de cada crônica existem ilustrações e o título com uma tipografia diferente. 
O livro tanto em sua parte gráfica quanto em sua essência é sensacional. É impossível não rir e se emocionar com as crônicas do Piangers. É uma leitura leve e rápida que eu tenho certeza que vai agradar pais e filhos ao longo de todo o país. Gostaria de dedicar essa resenha ao meu paizinho querido, Léo Vidal, que vai ganhar o seu Papai é pop no dia de hoje e a todos os pais desse país (e também as mamães que assumem essa grande responsabilidade), e para vocês leitores! Aproveitem muito esse dia do lado dessa pessoa que eu tenho certeza que é muito especial para vocês!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. AH, que legal esse livro! Não convivo com meu pai, mas amo ele e a forma como ele teve que ser pai e mãe dos irmãos dele quando a mãe dele morreu e o pai dele foi morar em outro estado. Gostei de saber do livro, amo livros com diagramações diferentes <3 Espero poder comprá-lo e presentar meu pai, mesmo não sendo na data comemorativa.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa