quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Musicologia / Resenha - Naomy & Ely e a lista do não beijo

Oi migos! Estou repesando a maneira de fazer o Musicologias então esse é um post teste ok? Quero saber a opinião de vocês a respeito!
Para começar essa experimentação escolhi um livro que eu adorei.

Naomy & Ely e a lista do não beijo
Autor: David Levithan e Rachel Cohn
Numero de Páginas: 254
Editora: Galera Record



A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.
Naomy & Ely e a lista do não beijo vai contar a história de Naomy e Ely (A VÁ CAMILA???) que são amigos desde que se entendem por gente, para manter essa amizade sempre firme eles decidem criar uma lista do não beijo e nessa lista eles acrescentam uma série de pessoas com as quais nenhum dos dois pode se envolver. Os relacionamentos desse livro podem ser comparados com os de uma novela mexicana. Naomy é secretamente apaixonada por Ely, que é abertamente, totalmente, enlouquecidamente gay. A mocinha acredita muito que vai ser a cura hétero na vida do migo (PFVR NÉ MOÇAAN) e passa o tempo inteiro tentando fazer o Ely nota-la de uma maneira diferente. O relacionamento dos dois é posto à prova quando Ely, que além de gay é um heart breaker que adora seduzir garotinhos, acaba beijando o namorado de Naomy. Que bagunça né? 


Esse livro possui personagens bem diferentes entre si, com muitas personalidade, ter mais de um autor contribuiu muito para isso, acredito. E são esses diferentes personagens que narram o livro. Sobre diversos pontos de vista conhecemos Naomy e Ely e as pessoas que vivem no mesmo prédio que eles.  E um desses personagens é o porteiro Gabriel, o segundo nome presente na Lista do não beijo. Gabriel não faz ideia de que faz parte dessa lista seleta de pessoas com quem os migos não devem fornicar, e ele nutre um crush pela Naomy. E é ai que entra a nossa pauta de musicologias. Gabriel escreve uma playlist para Naomy, e eu querida que sou, passei essa playlist para o spotfy para que vocês possam ouvir! No livro Gabriel explica por que escolheu cada uma dessas músicas, então sugiro fortemente que vocês LEIAM ESSE LIVRO AGORA!!!! Depois desse meu pedido fofo, deixo vocês com as musiquinhas:


*Tive que substituir a música F-Word pois não a encontrei no aplicativo, substitui pela musica Sipping on the sweet nectar do mesmo artista Jens Lekman, mas se quiserem podem procurar pela original da playlist!

Então gente, tem várias músicas nessa playlist que eu não conhecia, mas achei interessante ela junta. No livro Gabriel fala sobre as transições e a maneira como dispôs as músicas na playlist, então se vocês tiverem a opção de ouvir na ordem (RYCOS) façam isso por que a coisa inteira faz bem mais sentido! HAHA
Esse livro tem uma pegada super Nova Yorkina e a todo momento eu ligava várias coisas com seriados que se passam em NY. Ele é super cinematográfico, você lê imaginando ele lá no cinema! Ele já está sendo adaptado para as telonas, e vai ter como Naomy a atriz Victoria Justice :O, já tem até trailer, e está demais!!! Vou deixar o trailer aqui também para vocês darem uma olhadinha:


Eu realmente gostei de ter lido Naomy e Ely e a lista do não beijo, apesar de certos personagens serem um pouco irritantes, a maneira como o livro foi escrito, alternando pontos de vista torna a história fluida, divertida e de fácil leitura. O final é um pouco previsível, mas o caminho é interessante. Quando li o livro lembrei um pouco daquele poema A quadrilha do Carlos Drumond de Andrade sabe? 

"João amava Teresa 

que amava Raimundo

que amava Maria 
que amava Joaquim 
que amava Lilique 
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, 
Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, 
Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se 
e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história"

Esse livro tem um foco muito grande em relacionamentos e desentendimentos, não apenas de relacionamentos amorosos, mas de relacionamentos entre amigos também. É interessante a maneira como a história é orquestrada para que o leitor se perca em meio a tantos amores e desamores. 
Outra coisa que achei interessante sobre o livro é o trabalho gráfico nele, principalmente nos capítulos de Naomy temos algumas palavras trocadas por pequenos símbolos que representam aquela palavra, achei bastante divertido. Existe uma personagem chamada Robin e um personagem masculino com o mesmo nome, então sempre que se fala em Robin seguia-se os símbolos . Além disso a capa do nacional é SENSACIONAL, achei mil vezes mais bonita do que as originais. 
Bom pessoal como vocês puderam perceber eu adorei essa leitura! E realmente espero que vocês deem oportunidade para esse livro! E sobre essa nova cara do Musicologia, misturado com resenha, o que vocês acharam? Quero opiniões!! 

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Já escutei falar muito desse livro e quero muito ler... Mega curti essa capa.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Agora que conheci a história pela sua resenha, vou colocar o livro na lista de desejados haha E post com Playlist é a melhor coisa, sério kk

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu sou bem curiosa para ler esse livro, acho a premissa dele super interessante e sem contar que a capa chama muito atenção também! Espero um dia ter a oportunidade de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tô bem interessada nesse livro!
    Adoro a premissa dele e assistindo o trailer do filme, fiquei mais interessada na leitura kkkkk
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, tudo bem?
    Eu também li esse livro recentemente e apesar de não ter achado a história super maravilhosa, foi uma boa leitura e que me divertiu bastante!
    Gostei de você ter feito a playlist pois assim pude conhecer as músicas do Gabriel para a Naomi, já que quando eu li não conhecia nenhuma.
    Estou aguardando o filme e espero gostar dele!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, eu não me interessei nem um pouco no livro, menos ainda no filme. Mas a playlist tem umas coisas bem legais... nina Simone, Ramones...

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu fiquei muito interessada nesse livro. E não sabia que tinha filme e quero assistir hehehe
    Adorei sua resenha, ficou muito bem escrita e você conseguiu passar seu ponto de vista, muito bem.
    Eu realmente achei a premissa bem legal. E mesmo o final sendo previsível ainda assim adorei.

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Confesso que esse não é o tipo de livro que leio, mas parece ser bastante legal! Já está lá na minha wishlist, hahahaha!,
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Camila, apaixonada é o que me define depois de ler sua resenha.
    Eu já tinha ficado interessada no livro depois de algumas resenhas, agora estou surtada.
    PRECISO desse livro pra ontem e babei no trailer, cadê esse filme???

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei curiosa com esse livro quando eles apresentaram no Mochilão.
    A capa é realmente muuuito bonita e eu nem sabia que ia virar filme, quanto mais que já tinha até trailer hahahaha

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já tinha visto o livro e não me interessei pela história. Sua resenha foi a primeira que li sobre o livro e achei história bem interessante. Vou procurar ler antes de assistir ao filme.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostaria de saber se essa sua playlists é realmente as músicas contidas no filme?
    Obrigada.

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa