sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Resenha - Anatomy of a Misfit

Anatomy of a Misfit
Andrea Portes
Número de páginas: 336
Editora: Harper Children’s 
Classificação: 
Sinopse: This emotional, hilarious, devastating, and ultimately triumphant YA debut, based on actual events, recounts one girl’s rejection of her high school’s hierarchy—and her discovery of her true self in the face of tragedy.
Fall’s buzzed-about, in-house favorite.
Outside, Anika Dragomir is all lip gloss and blond hair—the third most popular girl in school. Inside, she’s a freak: a mix of dark thoughts, diabolical plots, and, if local chatter is to be believed, vampire DNA (after all, her father is Romanian). But she keeps it under wraps to maintain her social position. One step out of line and Becky Vilhauer, first most popular girl in school, will make her life hell. So when former loner Logan McDonough shows up one September hotter, smarter, and more mysterious than ever, Anika knows she can’t get involved. It would be insane to throw away her social safety for a nerd. So what if that nerd is now a black-leather-jacket-wearing dreamboat, and his loner status is clearly the result of his troubled home life? Who cares if the right girl could help him with all that, maybe even save him from it? Who needs him when Jared Kline, the bad boy every girl dreams of, is asking her on dates? Who?
Anatomy of a Misfit is Mean Girls meets The Perks of Being a Wallflower, and Anika’s hilariously deadpan delivery will appeal to readers for its honesty and depth. The so-sad-it’s-funny high school setting will pull readers in, but when the story’s dark foreboding gradually takes over, the devastating penultimate tragedy hits like a punch to the gut. Readers will ride the highs and lows alongside funny, flawed Anika — from laughter to tears, and everything in between. 

Então, como vocês puderam perceber pela sinopse esse livro foi escrito em inglês e ainda não traduzido para o Brasil, como eu li o livro na língua original preferi deixar a sinopse original (e também fiquei com um pouco de preguiça de traduzir essa bíblia, me perdoem.) Mas para vocês entenderem do que o livro se trata irei fazer um pequeno resumo ok? 


Esse livro é narrado por Anika Dragomir, ela é a terceira garota mais popular da escola, e precisa andar na linha para que  Becky Vilhaur (A garota mais popular) não faça da sua vida um inferno enquanto a chama de imigrante devido a sua descendência romena. Anika não é uma pessoa ruim, apesar de fazer companhia ao próprio demônio de saia (uma das maneiras carinhosas com que as pessoas se referem a Becky). Ela possui uma relação conturbada com a família que é cheia de irmãos, com um pai romeno a quem ela chama de Count Chocula (Como no serial, vou deixar uma foto aqui em baixo para vocês entenderem) que fica ligando e exigindo notas A's em todas as matérias, e também existe um padrasto que parece um homem das cavernas e cheira a fritura. 

O Count Chocola, sim tem essa coisa com vampiros e a Romênia.
Sua vida entra e colapso quando Logan McDonough retorna para a escola e ao invés da aparência nerd que ele tinha antes, ressurge com um James Dean moderno em uma motocicleta. O problema é que enquanto Anika vê o garoto como seu Danny Zuko, a garota possuída, Becky, ainda o trata como um verme na escala social. Mas as coisas pioram, pois Logan também se interessa por Anika, e isso rende muito pano para manga! Se vocês jogaram no google tradutor, ou tentaram ler essa sinopse, pode ser que vocês tenham visto uma menção a Jared Kline, e é aí meus amigos que as coisas ficam muito loucas! Anika gosta do Logan que gosta da Anika, mais dai tem o Jared, que vem a calhar de ser o cara mais gato, mais desejado, e mais popular de toda a cidade, e vem a calhar de o Jared ser um cara bem legal mesmo, e vem a calhar mais ainda que o Jared se interesse perdidamente por Anika, e isso obviamente deixa Becky muito puta! A história principal se desenvolve sobre esse plot principal, mas existem alguns plots secundários bem interessantes.


Então, eu e esse livro tivemos uma relação conturbada, deixa eu explicar por que! Eu realmente gostei da história, ela possui umas tiradas engraçadas e o livro é cheio de sarcasmo, bem Meninas Malvadas sabe? Só que eu não gostei do final. Eu não sou esse tipo de gente que fica contestando a maneira como autor decide que vai terminar seu livro só por que o casal que eu shippava não fica junto, então já saibam que não foi por esse motivo que eu não gostei. Acontece que o livro inteiro segue um caminho bem humorado, cheio de piadas (algumas até meio pesadinhas e com um gosto duvidoso) e em determinado momento ele vira um drama, assim, sem mais nem menos, sem uma fase de transição, sem nem dizer "Não foi você sou eu". Eu fiquei um pouco confusa, pois em uma página eu estava rindo de algo idiota que Anika estava falando sobre o país e em outro a autora esperava que eu chorasse por uma grande tragédia, só que isso não é possível sabe? Emoções não vem desse jeito, é preciso preparar o coraçãozinho do leitor se não ele fica bem perdido, bem, pelo menos eu fiquei. 


Mas como eu disse, antes desse grande tiro no pé que autora deu, eu realmente gostei da maneira franca com que ela tratou os temas que resolveu abordar no livro. Essa é uma história que vai falar bastante sobre relações escolares, reputação, cobrança da família, e também podemos acompanhar um plot secundário que vai tratar sobre racismo. Quando uma nova colega de trabalho é admita na lanchonete em que Anika e Shelli (a segunda garota mais popular) trabalham, o chefe do local acha que é necessário avisar as meninas que uma colega negra foi admitida. Como se isso fizesse alguma diferença, como se isso fosse um problema, e ao longo do livro Anika discorre a cerca dos preconceitos que existem na sua pequena cidade dos EUA. Existe preconceito racial, religioso, xenofobia, homofobia, todo esse pacote e coisas ruins, e tudo isso aparece no livro de maneira aberta e estigmatizada. Temos muitos clichês sim, algumas coisas me incomodaram um pouco, mas acho interessante que esses temas sejam levantados em livros infanto-juvenis, pois infelizmente o mundo não é cor de rosa.


Então minha gente, eu sei que essa resenha ficou meio que enorme, mas eu precisava falar sobre tudo, sobre o que gostei, sobre o que me levou a dar só três estrelas para esse livro, e sobre as criticas sociais que existem nele. Mesmo com os problemas que citei antes eu indico a leitura, por que ri muito, sério, é um livro muito engraçado (menos nas ultimas 50 páginas) e que no fundo traz um bom ensinamento: Você não precisa agradar ninguém, muito menos pessoas que você não gosta. Você não precisa viver da sua reputação, pois isso não é vida, isso é limitação. Seja você e não se importe com a maldade alheia! E lembre-se, se você presencia o bullying e não faz nada para mudar essa situação, então você também é parte do problema!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa