domingo, 14 de fevereiro de 2016

Resenha - Aniquilação

Aniquilação
Aniquilação
Trilogia Comando Sul # 1
Jeff VanderMeer
Livro cedido pela editora
Número de páginas: 208
Editora:  Editora Intrínseca
Classificação: 
Sinopse: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

Hoje vou resenhar o livro Aniquilação do Jeff Vandermeer, eu tive alguns problemas com a leitura desse livro. Em alguns momentos foi complicado prosseguir com a leitura, então nessa resenha vou ser bem transparente com a minha opinião a respeito dele. Espero que vocês entendam que essa é minha opinião, e que recomendo a leitura do livro para um entendimento mais profundo do mesmo.


O livro conta a historia da decima segunda expedição até a área X. Se passa em um futuro distópico onde existe um lugar isolado ha décadas por uma anomalia, chamado de a área X. O governo manda expedições a essa área desde o seu surgimento. A primeira expedição relatou um paraíso de natureza intocada, a segunda terminou em suicídio em massa, a terceira em um tiroteio entre os integrantes, a décima primeira terminou com todos retornando com um distúrbios mentais estranhos e câncer.
Nossa missão era simples: retomar as investigações do governo sobre os mistérios da Área X, avançando devagar a partir do acampamento principal.
A narrativa é feita do ponto de vista de uma bióloga que juntamente com uma antropóloga, uma topografa e uma psicologa que formam a decima segunda expedição até a área X.
Essa é a premissa de primeiro livro da trilogia "Comando Sul", o livro contem muitos elementos científicos com explicações satisfatórias e muito bem embasadas.


A bióloga é a personagem que nos introduz ao mundo em que se passa o livro, e é assim que vamos nos referir aos personagens durante a narrativa, pelas suas profissões já que uma das regras da expedição é não revelar os nomes para os outros integrantes para que não exista apego sentimental.
Deveríamos estar focadas na missão e 'tudo que fosse pessoal deveria ser deixado para trás'. Os nomes pertenciam ao lugar de onde viéramos, e não a quem nos tornamos quando transplantadas para a Área X.
Logo no inicio fica claro que os membros enviados a área x não tem muitas informações sobre nada, com exceção da psicologa que lidera o grupo e que estranhamente parece saber mais do que o restante, inclusive induzindo hipnoticamente as outras participantes a não ver ou não sentir determinadas coisas.
Durante a narrativa somos gradualmente apresentados a área X, sendo descrita como um lugar de natureza intocada e com poucos vestígios das pessoas que já viveram lá.


O livro todo é narrado pela personagem principal o que pra mim as vezes fica cansativo, apesar de ter bons pontos de ficção cientifica e distopia o desenvolvimento dele é um pouco lento e enfadonho. Mas é um livro relativamente curto e com uma diagramação agradável o que facilita um pouco. Existe muita coisa da biologia e de como se mantem um ecossistema o que torna o livro atraente aos fãs dessa parte da ciência. Eu não consegui me sentir preso ao livro, a leitura acabou se tornando incomoda para mim, via o livro apenas como algo a ser terminado logo e não como fonte de prazer.
Ele não correspondeu muito as minha expectativas, mas alguns grupos podem se interessar..
Se gostaram da resenha ou se tem uma opinião a compartilhar deixem nos comentários. Abraço e até a próxima.

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Gente, me sinto compreendida! Eu comecei a ler esse livro super empolgada, pois a capa é linda (sou dessas) e a sinopse era algo inédito para mim. Conforme fui avançando, fiquei cada vez mais desmotivada com a leitura, que parecia não ter início, meio nem fim. No final, me senti exatamente como tu comentou: apenas um livro a ser terminado :( Me disseram que o segundo é mais dinâmico, pois envolve mais personagens (não é uma continuação direta), mas ainda não tive ânimo para pegar esse. Beijos!

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa