quarta-feira, 2 de março de 2016

Resenha - Simon VS a Agenda Homo Sapiens

Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Simon VS a Agenda Homo Sapiens
Jenny Han
Número de páginas: 272
Editora:  Editora Intrínseca
Classificação: 
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. 
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Vou começar essa resenha dizendo para vocês que estou me sentindo aquela pessoa que liga para a policia para pedir que as pessoas da casa ao lado abaixem o som da festa. E não me sinto nada bem por isso.  Tinha ouvido coisas maravilhosas sobre Simon VS a Agenda Homo Sapiens e estava muito ansiosa pela leitura, talvez toda a expectativa tenha sido o meu erro e espero que essa resenha possa ser aquele "slow down, kids" necessário para que vocês não se sintam como eu depois de terminar esse livro. Isso ficou confuso? Espero que não.


Simon é um garoto gay que vive no armário, ele não fala a respeito de sua homossexualidade para ninguém. Ele se revela somente para um garoto que conheceu no Tumblr da escola (algo meio Gossip Girl) e os dois passam a trocar mensagens via e-mail sobre pseudônimos, Simon como Jaques e esse garoto como Blue.  O pontapé inicial da história se dá quando um garoto do grupo de teatro de Simon, o Martin, acessa o computador da escola que Simon havia utilizado e encontra alguns dos e-mails que o garoto trocou com seu crush secreto. Martin decide usar essa informação como forma de chantagear Simon para que ele o aproxime de sua amiga Abby, uma das meninas mais bonitas do grupo de teatro. O livro gira bastante em torno das relações de Simon com os amigos e a família, nem posso dizer que o grande plot da história seja essa chantagem de Martin, a grande coisa sobre esse livro é o mistério em volta de Blue e a maneira como Simon se revelará para os amigos e para a família.
"É mesmo muito irritante que hétero (e branco, diga-se de passagem) seja o normal e que as pessoas que precisam pensar sobre sua identidade sejam aquelas que não se encaixem nesse molde."
Os personagens secundários, que são muitos, cativam por suas personalidades diversas e suas características pessoais bem diferentes dos padrões corporais que vemos em YA's. Nick, o melhor amigo de Simon, é judeu e toca violão, Abby, uma das melhores amigos de Simon,  é uma menina negra espetacular e com gênio forte, Leah, outra melhor amiga do nosso protagonista,  é uma menina comum, meio tímida que no final do livro se revela destemida e forte, também temos Martin, o nerd que só quer ser da turma da "galera legal" e não tem vergonha de ser quem é. Todos eles tem personalidades que nos deixam querendo mais, e esse para mim foi um dos primeiros pontos onde a autora falhou, pois ela não nos dá mais, ficamos com o básico, ficamos com o Simon. E tenho que admitir, não sou a maior fã do Simon. 
Eu entendo que o garoto está passando por um momento de descobertas e isso é pode ser um pouco demais na vida de uma pessoa. Mas a maneira como ele acabou tratando os amigos me incomodou um pouco, soaram meio egoístas algumas atitudes que ele tomou, como a de ajudar Martin sem conversar com Abby sobre isso. 
Mas acho que a coisa que mais influenciou para que esse livro não tenha sido tudo que eu esperava foi a quantidade de grandes clichês existentes nele. Quando eu li sobre ele eu vi pessoas dizendo que ele ia além, que ele ia contra a corrente. Só que quando iniciei a leitura comecei a associar o personagem principal com todos os gays que conheço das séries que assisti nos últimos tempos. Simon é meio que uma colcha de retalhos de Kurt de Glee, Shane de Faking it e todo o cara gay e nerd que aparece em qualquer livro, filme ou seriado adolescente. Enquanto Blue me lembrou muito um garoto de Teen Wolf, então, fiquei meio UÉÉÉ? Quando se coloca pessoas de uma determinada sexualidade em uma caixa classificando-os com determinado esteriótipo se impõe um limite. Acaba virando algo tipo: "Você só vai ser um gay legal se for como aquele cara engraçado da televisão, aquele melhor amigo que faz piadas com a garota mais bonita da escola." As pessoas possuem diferentes personalidades e gostos, assim como diferentes estilos de vida, a sexualidade delas pouco interfere nisso, não existe uma "AGENDA HOMOSEXUAL" Sim esse é um trocadilho com a ideia que o titulo quer passar, que na minha ideia é totalmente o contrário do que o livro faz. e os gays e lésbicas não são todos iguais.


Mas, como eu disse lá no começo a expectativa foi o que estragou o livro para mim, eu comecei a leitura esperando muito, e quando tudo o que eu esperava não foi atendido eu fiquei um pouco chateada. Porém isso não quer dizer que eu tenha achado esse um livro chato ou ruim, eu só não achei ele transgressor, "diferentão, abridor de mares, a cura da homofobia, o xodó da galera LGBT" DESCULPA POR USAR ESSE MEME CANSADO. Vou colocar aqui alguns pontos que realmente me agradaram no livro:
  • Os personagens não seguem os mesmos padrões estéticos, culturais e religiosos que estamos acostumados em ver nos livros adolescentes. Existem pessoas de diferentes raças e credos nesse livro, assim como na vida real e isso já é super legal!
  • O livro é cheio de tiradas e piadas engraçadas é possivel se ver dando longas risadas com algumas passagens e pensamentos de Simon.
  • A autora soube criar o clima adolescente, os jovens são bem semelhantes ao mundo real.
  • Os pais e as relações familiares desse livro são incríveis, eu queria ter os pais do Simon, sério, a Camila de 14 anos teria chorado menos e se sentido menos um porcaria quando teve seu momento "saindo de Nárnia".
  • O casal Simon e Blue é sensacional, você torce por eles, e quando acontece você continua shippando, por que é muito amor.
  • A troca de e-mails dá um ritmo muito legal ao livro já que ela é feita de maneira alternada entre os capitulos. Ficamos com vontade de saber mais sobre o Blue (Que foi meu personagem preferido do livro!).
  • É um livro com a temática homossexual e só por um livro assim poder existir já quero levantar as mãos e agradecer aos céus! 

Como vocês puderam ver Simon VS a Agenda Homo Sapiens não é um livro ruim. Mas é sim um livro super estimado! Espero que com essa resenha vocês deêm uma segurada nas expectativas e não batam de cara no pode de água como eu bati. Eu indico sim essa leitura para todo mundo que se interessa pela temática LGBT, e espero que vocês possam debater comigo sobre esse livro!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Oie,

    Adorei a perspectiva que deste em relação ao livro, mostrando que devemos analisar os pontos positivos e negativos da história. Se puderes depois da uma conferida na entrevista que fizemos com a autora, talvez isso ajude (ou reitere)o que você pensa sobre a obra http://goo.gl/TL8Px8

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa