sábado, 18 de abril de 2015

Resenha - Reboot






Reboot 
Autor: Amy Tintera
Numero de Páginas: 352
Editora:  Galera Record



Reboot - Quando grande parte da população do Texas foi dizimada por um vírus, os seres humanos começaram a retornar da morte. Os Reboots eram mais fortes, mais rápidos e quase invencíveis. E esse foi o destino de Wren Connolly, conhecida como 178, a Reboot mais implacável da CRAH, a Corporação de Repovoamento e Avanço Humano. Como a mais forte, Wren pode escolher quem treinar, e sempre opta pelos Reboots de número mais alto, que têm maior potencial. No entanto, quando a nova leva de novatos chega à CRAH, um simples 22 chama sua atenção, e, a partir do momento que a convivência com o novato faz com que ela comece a questionar a própria vida, a realidade dos reinicializados começa a mudar. 
Eu sou o Peaga, namorado da Camila Mané, e vou escrever resenhas pro blog a partir de agora! A primeira resenha é de um livro que chegou da parceria com a Galera Record. 
Vou começar dizendo que o livro é meio lento em quase toda história e que ele é extremamente rápido quando começa a ficar interessante, daí acaba onde ele poderia ter começado. Confuso? Se trata de uma distopia, não costumo ler esse gênero de, mas acredito que isso não influenciou na maneira como vi o livro. Parece que as páginas estavam contadas e que autora não podia passar daquilo, como se fosse obrigada a desenvolver a história nesse numero X. 


O livro é narrado em primeira pessoa sob a visão de Wren Connolly, conhecida como 178. Se passa num futuro onde maioria da população foi contamida por uma vírus, o KHD, que ressuscita os mortos. Essa epidemia causou uma guerra entre humanos e Reboots (Reboots são pessoas que morreram contaminadas com o vírus e que são mais fortes e mais rápidos em relação aos humanos, além disso se curam em minutos). Isso tudo leva a ser criado o CRAH, uma grande corporação que governa o que restou das cidades do Texas. Essa corporação usa reboots adolescentes para controle e prisão de criminosos e de outros reboots mais velhos que aparentemente perdem totalmente a humanidade. 
Wren se cria nesse ambiente tendo poucas lembranças de sua vida humana por ter passado 178 minutos morta, o maior tempo em que um reboot ficou morto antes de reiniciar. Ela é tida como a reboot mais durona e sem sentimentos até mesmo pelos outros reboots, ela só não recebe esse tratamento da parte de sua melhor amiga e colega de quarto Ever. A Ever é uma das reboots -60 (pelas regras da CRAH ela não treina reboots novos já que ela se reiniciou em menos de 60 minutos) o que a torna muito humana, diferente dos reboots mais 60, ela tem mais proximidade da sua humanidade


A 178, Wren, é a melhor treinadora em sua base do CRAH, e por ser a mais velha sempre tem prioridade de escolha sobre seus pupilos. Isso tudo muda quando uma nova leva de reboots chega e um garoto Callum, um 22, inexplicavelmente convence a 178 a ser sua treinadora. Isso causa uma serie de estranhamento entre os outros treinadores pois 22 minutos é um tempo muito rápido de reiniciação, criando um reboot extremamente fraco e sentimental, causando uma morte prematura desses reboots em suas primeiras missões de treinamento. Esse livro tem um daqueles clichês românticos, que na verdade não me interessou muito, mas que é a causa da maioria do desenrolar da história. Achei essa parte muito padrão, algo que sempre acontece em livros infanto-juvenis. 


É uma leitura rápida mas com o desenrolar lento, faz com que tenhamos vontade de ler mais rápido afim de descobrir se alguma coisa vai de fato acontecer o que não acontece até as ultimas 50 páginas. Essa é uma série e os outros livros ainda não foram lançados ainda aqui no Brasil, mas suspeito que poderiam diminuir os volumes e junta-los para que a história ficasse mais dinâmica. Para o pessoal que curte Jogos Vorazes, Divergente, Feios e distopias do tipo esse é um livro que agrada, já que existem varias similaridades. Esse é o publico alvo da escritora e esse pessoal vai gostar da leitura, para pessoas como eu que gostam de livros mais violentos e dinâmicos talvez não seja a melhor pedida. Pretendo ler os próximos livros que medo pois mesmo não sendo meu estilo preferido me deixou curioso já que a história acaba abruptamente. Para esse livro eu vou dar três corações (acho que as minhas tem que ser com estrelas ou caveiras, Camila por favor rever isso aí.) 
E o que vocês acharam dessa resenha? Que livros DO MAL vocês querem que eu resenhe aqui no blog? Vocês querem ler resenhas de quadrinhos? Espero as respostas, abs. 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olha sinceramente tenho que confessar que esse livro não me agradou muito não, pelo menos por conta da história que é contada, porque não sou muito chegada nesses gêneros, mas mesmo assim tenho que confessar que sua resenha tá muito bem escrita e muito bem desenvolvida. Espero que os outros leitores tenham interesse de ler esse livro, apesar dos contras que você falou sobre ele. Mas mesmo assim acho que é de gosto. Cada um vai ter um ponto de vista diferente né? Uns vão gostar mais e outros menos. Normal. Mas eu adorei tudo que vc colocou sobre o livro. Mas é um livro que eu não leria mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-se-joga.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala mal dos outros mas vem aqui comentar né sua puta falsa

      Excluir
    2. Oi? O que está acontecendo aqui gente?

      Excluir
  2. Olá,
    Acabei não solicitando esse livro. A Verdade é que tinha a impressão de que não ia curtir muito a história, e acabou que não me arrependi. A premissa do livro é bacana, mas não me interessou.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estava super ansiosa pra ler esse livro, por causa de toda a propaganda que a editora está fazendo, mas acho melhor diminuir um pouco mais minhas expectativas pra poder curtir a história. Acho que vai ser uma boa leitura, mas pode não atender minhas expectativas. Faça resenha de quadrinhoss, tenho interesse em ler mas acabo nunca começando !

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  4. Oi Peaga!!
    Adorei sua resenha, deu uma boa visão da história. Eu não sou muito achega a distopias, na verdade eu já li alguns, o unico que curti foi Jogos vorazes, tentei ler Divergente e não deu...
    Contudo vc tbm me deixou curiosa com suas ressalvas, e quem sabe eu leia..

    Eu adoro livros de quadrinhos, HQs, irei adorar se resenhá-los. Vc já leu Star Wars??

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa