terça-feira, 26 de maio de 2015

Guia para leitura de New Adult

Você já leu um livro New Adult? Você conhece algum autor de New Adult? O que cargas d'agua é New Adult? Esse será um post, meus amigos, para guia-los no caminho da leitura desse estilo literário que vem crescendo nos últimos anos! Nesse post vou falar um pouquinho sobre o que se trata o estilo, suas principais caracteristicas, os autores mais conhecido e meus livros preferidos dessa categoria! YAAAAY!


Então, vamos começar pelo começo né migos? 

O que é um livro New Adult?

O New adult é uma variação do Yong Adult, enquanto o Yong adult abraça os jovens adultos, o New Adult abraça os novos adultos. Mas Camila, isso não é a mesma coisa? Não,não é. BOOOM BLOW MIND! O Yong Adult é uma literatura para os jovens que estão entrando na fase adulta, para o pessoal do ensino médio, que tem de 15 a 18 anos mais ou menos. (mas a gente sabe que não precisa ter essa idade para gostar de YA né?) O YA relata em grande parte essa fase das descobertas da fase adulta, da turma da escola e assunto pertinentes para o pessoal que está terminando o ensino médio e aprendendo a ser gente grande. Já o New Adult, que também é muito chamado apenas pela sigla NA, trata da realidade de novos adultos, essa galera que tem entre 18 até 30 anos.(Uma pessoa de 30 anos não é velha viu migos? Só para deixar claro). E isso pode abranger diferentes fases desse pessoal. Alguns NA abordam a relação desses novos adultos com a faculdade e com esse novo ambiente. Outros abordam a relação deles com o primeiro emprego, o começo de uma nova vida, onde eles já não dependem dos pais para viver e precisam se virar nesse mundão. Alguns poucos livros de new adult possuem personagens que ainda são um pouco jovens e vivem com os pais, mas esses poucos possuem outras caracteristicas, que vou apresentar em seguida, que os coloca junto nessa classe.


Quais são as carcteristicas do New Adult?

Os livros dessa classe possuem protagonistas que se encontram numa mesma fase da vida. São novos adultos aprendendo a viver e se relacionar com um mundo adulto que é novo para eles. Em sua maioria os livros da classe possuem narrativa em primeira pessoa, já que dessa maneira o leitor pode realmente entrar na cabeça do personagem. Acho que de todos os New Adults que li, foram poucos, aqueles que tiveram um narrador do sexo masculino. O mais perto de narradores masculinos que vi em livros de New Adult foram aqueles em que a narrativa é dividida entre a perspectiva do mocinho e a perspectiva da mocinha. Outro ponto importante a colocar é que o New Adult sempre vai girar em volta de um romance ou relacionamento, obviamente a maioria deles utiliza outras alegorias e enredos para enriquecer a história, mas em um quadro geral New Adults são livros de romance que contam a história de um casal. É comum em livros de NA que o autor invente um mistério no passado dos personagens para que eles tenham que superar isso na vida adulta, pode parecer meio bobo, mas quase todo mundo tem algum problema da adolescência ou na infância que precisa resolver na fase adulta da vida, e é interessante ver como esses personagens crescem e aprendem a lidar com seus traumas. Temas como abuso sexual, uso de drogas, violência domestica e deficiências ou incapacidades físicas em geral costumam ser contemplados no New Adult. Também é comum que esses livros abordem assuntos como sexo e as descobertas do mesmo. New Adults costumam ser livros bem sexuais e alguns até podem se enquadrar também no gênero Hot (Erótico), alguns são sexualmente explícitos, enquanto outros deixam a cena suspensa para a imaginação do leitor dando a entender o que está acontecendo ou vai acontecer.


Os autores de New Adult mais conhecidos

O NA é um gênero que está bombando fora do Brasil, e alguns autores já estão sendo reconhecidos por escrever livros desse gênero. Aqui no Brasil as autoras mais bombadas do gênero, sem sombra de duvidas são Jamie McGuire (Coleção Belo Desastre e Os Irmãos Maddox), Colleen Hoover (Serie Métrica e Um caso perdido) e Abbi Glines (Trilogia Sem Limites).


Outras autoras que conheço mas que não possuem tanto destaque no Brasil são Tammara Webber, Erin McCarthy, Nyrae Dawn, Alyssa Rae Taylor, Charles Sheehan-Miles, Rebecca Donovan, Jennifer L. Armentrout, Cora Carmack, Katy Evans, Jessica Sorensen, Katie Ashley, Chelsea M Cameron, Kendall Ryan, dentre outros. 


Indicação de leitura New Adult

Os livros do gênero estão chegando a passos de bebê para o Brasil. Atualmente as editoras que mais possuem livros de New Adult em seu catalogo são: Grupo Editorial Record nos selos Verus e Galera Record, Editora Pandorga, Editora Valentina e Editora Charme. Também é possivel encontrar um grande número de livros New Adult nacionais em curso no Wattpad, eu mesma escrevo um livro New Adult no Wattpad! AHHAH Tem muito livro bom de NA que só está disponível em inglês, então a galerinha que não sabe ler nessa lingua sofre um pouco. 
Não que eu incentive a pirataria, mas existem muitos grupos que fazem traduções livres, de fãs para fãs para que essas pessoas que não sabem ler em inglês também possam ler esses livros. Tem muita coisa na MinhaTeca e em grupos específicos do gênero e dos grupos de tradução.
Olhando meu Skoob fiz uma TAG na minha estante para agilizar apontando apenas os livros de Genero New Adult, descobri que dos 244 livros lidos que costam no meu Skoob 39 são desse gênero, bastante né? AHHAHA
Então vou dividir as indicações da seguinte maneira: Livros já lançados no Brasil, Livros ainda não lançados no Brasil e Livros do Wattpad, ok?
  • Lançados no Brasil:

True - Erin McCarthy
Perdendo-me - Cora Carmack
Música do Coração - Katie Ashley
Belo Desastre - Jamie McGuire
Métrica - Collen Hoover
Easy -  Tammara Webber

  • Ainda não lançados no Brasil:

Maybe Someday - Colleen Hoover
My Favorite Mistake - Chelsea Cameron
Ugly Love - Collen Hoover
A Song for Julia - Charles Sheehan-Miles
Dangerous to know & Love - Jane Harvery-Berick
Wo he is - Shanora Williams

  • Livros do Wattpad (Alguns desses livros podem ter sido lançados completos na Amazon ou por alguma editora.) 


Depois do que aconteceu - Juliana Parrini
O Diario Secreto de MelissaLeticia Kartalian
Menina Veneno - Mariana Ribeiro
Descolada - Camila Teixeira (Eu linda, leiam, me amem! HAHA)
Com a Bola Toda - Nathalia Novikovas (Linda do Livroterapias <3)


E então migos, sanei as duvidas de vocês quando o assunto é New Adult? Tem mais alguma coisa que vocês querem entender? Eu posso tentar explicar, juro que vou tentar! Vocês curtiram esse Guia para Leitura? Acham legal que eu faça outros guias para outros gêneros literários? Querem me indicar algum especifico? Podem perguntar, a tia quer sugestões! AHAHA Espero ter ajudado, e leiam New Adult porque é amor. <3

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi, Camila!
    Adorei seu post com a definição do gênero haha as vezes, eu me perco com tantas definições. Na minha época, só tinha dois livros: literatura e livros escolares. É.. sou meio velha hehe

    Mas Colleen Hoover é muito <3

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila
    Acho que o único livro que eu realmente gostei NA foi o Belo desastre. Também curti o livro Easy.
    Acompanho os livros da Abbi Glines, mas não acho que são o Ohh, sabe?

    Acho que no momento estou em outra fase de leituras, estou lendo ficção ciêntifica, thriller, gosto de romances de época e fantasia.

    Adorei o post.
    Beijos

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Achei muito legal você detalhar as diferenças entre YA e NA. Os leitores que não percebem essas classificações podem, muitas vezes, se decepcionar quando começam uma leitura. Achei bacana, também, você ter citado livros no Wattpad. :D Ainda não li vários livros que mencionou aqui, mas quero alguns deles.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha eu tenho que te dar os parabéns, porque adorei a sua postagem.
    Muito bem explicadinha e também organizado.
    Adorei. Eu as vezes tinha dúvidas sobre isso, mas agora que tu explicou deu para entender.
    Mas eu logo vou esquecer e vou ter que ler de novo =x
    Mas mesmo assim adorei e o único livro que li dessa LISTA é UM CASO PERDIDO e sinceramente amei. Achei bastante diferente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-para-todos-os-garotos-que-ja.html

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem.
    Normalmente eu não me preocupo muito com a classificação dos gêneros. Acho que o último new adult que li foi Fingindo.
    O dessas duas classificações é que tem autores que diz que o personagem tem vinte e poucos anos, que tá na faculdade, mas as atitudes são de adolescentes. Não me convencem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila
    Meninaaa, PERFEITO esse post. Se eu ainda tinha alguma dúvida você resolveu esse problema
    Aaaa eu amo a Hoover linda :3
    bjs

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Sempre bateu aquela dúvida de ya e na, mas agora deu para entender melhor. rsrs
    Dos indicados já li True, que eu amei! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de leitura meio que virou a moda mas eu adoro!!! <3 E já tenho na minha lista de desejados mais new adults para ler RSrs
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Esse é um gênero que com certeza virou uma dos meus queridinhos! Amo um bom livro New Adult geralmente porque sempre acabo me identificando em um personagem ou outro. Acho demais. Adorei o seu Guia! Ficou perfeito!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem?
    Adorei conhecer melhor sobre esse gênero através de seu post! Eu não li muitos new adults, mas tenho pretensão de ler os livros da Colleen Hoover para conhecer mais esse gênero! Me falaram que os livros dela são incríveis e eu fiquei bem curiosa para conhecer!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!

    Foi super útil seu guia, me tirou uma série de dúvidas. Seria muito legal continuar fazendo esses guias, pq ultimamente as coisas tem mudado tanto e precisamos de alguém que nos explique hehehhe
    Eu li a série Sem Limites e amei. Tenho o primeiro volume de uma outra série nesse estilo e acho que tem muita coisa legal nesse gênero.

    Bjoss
    Kelen Vasconcelos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro o gênero
    E acho que li a maioria doslivros citados
    Indico todos os livros da Collen ela é minha diva :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!
    Este é um dos meus gêneros favoritos! Amo New Adult e sempre estou procurando novos lançamentos, destes que você citou eu já li quase todos e os que ainda não li já inclui na lista de desejados! Adorei o post!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse guia de leitura, confesso que Perdendo-me é um dos meus favoritos da Vida! Adorei o post, fiquei muito informado sobre o assunto, tinha coisas que não sabia de NA, agora sei!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Parabéns pelo post completo. Tenho lido muitos livros desse gênero e gosto muito das narrativas. A minha combinação ideal é um casal cativante, bom romance e uma história bem escrita. Ainda preciso conhecer mais autoras do gênero e já anotei algumas indicações.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. No começo gostava de quase tudo que lia dentro do gênero, mas como muitos livros ficaram repetitivos, estou dando preferencia para aqueles que tragam algum diferencial e comecei a evitar os que tem a história muito estendida.

    Gostei de saber do nacionais dentro do gênero, além das editoras que citasse tem outras, como a Suma de Letras, nVersos, etc... A Globo Livros em breve estará lançando alguns títulos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, que post mais bem explicadinho!!!! Já conhecia o gênero apesar de não ler muitos livros do mesmo, gosto mais do bom e velho Chick-lit e alguns dos seus subgêneros,kkkkk. Tenho a trilogia que agora é uma serie Belo Desastre aqui na estante e não vejo a hora de degustá-la, estou esperando um pouco porque li tantos spoilers por aí que até desanimei um pouco, mas irei ler com certeza. Espero colocar mais livros do gênero na minha estante e no meu coração de leitora,kkkk;
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oiii adorei o post, confesso que estou obcecada por este gênero, e estou apaixonada por um casal lindos de doer e que me dão nos nervos ao mesmo tempo. Tessa e Hardim de after da Anna todd. Aconselho todas a lerem é perfeito. Beijos �� Luana

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa